sábado, 24 de julho de 2010

A necessidade natural pela ação e a falta dela por acomodação


Se queres paz, te prepara pra guerra
    se não queres nada, descanse em paz..
Humberto Gessinger

     E é com esse trecho que começo mais uma de minhas viagens pelo mundo das palavras. O que esses versos dizem pra vocês? Eles te fazem pensar? Lembro que da primeira vez que ouvi essa música gostei muito da melodia, mas não prestei atenção muito na letra, até que, na voz de Humberto Gessinger, ouço tais palavras. Na mesma hora lembrei de um texto sobre esse tema, apoiado na idéia do escritor Guimarães Rosa, que disse: 


O animal satisfeito dorme.

Guimarães Rosa

     Não é perfeita essa idéia? E não é incrível a simetria dos dois pensamentos? O Humberto só teve o trabalho de explicar o que Guimarães Rosa disse nas entrelinhas. Os dois tratam da acomodação humana, da falta de ação, da inércia proposital e preguiçosa. Pra chegar a paz é preciso a guerra? Com certeza! Mas não a guerra de armas, de tiros, de sangue pra todos os lados. É preciso, sim, guerrear, mas na vida. Batalhar todos os dias pelas coisas que queremos para, no fim, podermos relembrar o quão dura foi e nos sentir mais fortes e felizes pelo triunfo.
     O que seria, ou como seria, viver em paz? Poderia ser ganhando 30 mil por mês ou um salário mínimo, dirigindo um conversível ou pegando busão lotado todo dia. Dinheiro e status não são sinônimos de paz e, me arrisco a dizer, podem ser mais um motivo pra falta dela. Viver em paz, no meu entender, é você ter um consciência tranquila, uma família bem estruturada e amigos pra rir de qualquer coisa até doer a barriga. Mas viver não é fácil e por esse motivo temos que lutar, que batalhar, que matar um leão por dia pra dar sentido a essa existência tão sem-sentido (será?).
     Em contrapartida temos o segundo verso, que mais ainda se parece com o pensamento citado. Não preciso nem falar muito, ele se explica muito bem. Se você não quer nada, não deseja mais nada, não sonha com nada, pode descansar em paz. E quem descansa em paz? Quem já morreu!
     'O animal satisfeito dorme' traz em si uma carga mais profunda. Ele diz que o homem tem que sempre querer mais, que sempre estar insatisfeito, porque a satisfação encerra, termina. A satisfação seria como um ponto final. Se você está satisfeito com algo, quer dizer que aquilo já deu tudo que poderia dar a você, que não tem mais nada a oferecer.
     Então fica a dica pra vocês: queiram sempre mais, sonhem sempre mais, não desistam nunca e sempre que tiver um obstáculo no caminho, uma batalha a ser travada, lute, mas lute mesmo, com todas as suas forças, porque pode ser aquela a batalha que determina o vencedor e o perdedor. E mesmo que perca algumas, lembrem-se que haverão outras talvez até piores e mais difíceis, mas que sem elas, a guerra, a vida, não seria a mesma. Das piores batalhas saem as melhores vitórias...

     P.S.: Se precisar de reforço no campo de batalha, pode contar comigo! ;p

2 comentários:

Francielly disse...

Todos queremos a paz, mas se ela viesse fácil não teria graça. E o bom da vida é buscar, correr atras da nossa felicidade e daquilo que nos conforta, nos fortalece, da nossa paz interior! O prazer da vida, é, realmente, viver e correr os riscos que ela nos proporciona! Muito bom o post ^^ bjnho ;*

Vicmendon disse...

Né? Qual a graça de ter tudo de mão beijada? ;D
Valeu pelo comentário, Fraaaan :D
beeijo