segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A temida prova prática do DETRAN - Como passar?

Mentalize! ;p

Estava querendo escrever esse post a uns 5 dias já, mas queria passar na prova antes porque se eu venho aqui,  dou as dicas que acho que ajudam a passar e volto falando que não passei ía ficar MEIO desacreditado, né? ;x Mas aí, deixa eu contar, PASSEEEEEEEEEEEEEEEI! huadshsaduhasduasd Agora posso tentar ajudar a esse mundo de gente que fará a bendita prova prática do detran.

Se você já perdeu a primeira prova relaxa, eu também perdi e 90% das pessoas que eu conheço não passaram na primeira. Essa prova não prova (essa foi boa, haha!) que você sabe dirigir, só que gravou todas as marcações da baliza e está com o psicológico bom pra aguentar a pressão. Se é sua segunda prova você já sabe como as coisas funcionam, já pode ir pra lá sem tremer porque conhece o terreno e sabe como é.

Vou listar aqui umas dicas que acho bem interessantes (tá mais pra um passo-a-passo) pra quem vai enfrentar esse desafio.

- Preparação:
Relaxa!
  • Primeiramente você tem que dormir cedo pra poder acordar umas 2 horas antes da prova, tomar aquele banho pra despertar, tomar café direito. Aí dá o tempo certo de você digerir que é o dia da prova, pode chegar lá cedo e vai ficar calmo.
  • Você chega lá e 7:30 um dos examinadores vai chamar pra fazer a chamada. Se a pessoa for engraçada, fizer piada e estiver de bom humor, se deixa levar por ela, nada de ficar tenso. Se for um cara carrancudo, que só faz a chamada e tem cara de poucos amigos, é só mais um fdp nesse mundo e não se abale por ele.
  • Depois da chamada procure o carro do seu instrutor e vá falar com ele. Geralmente tem mais de um aluno pra fazer a prova no mesmo carro que você, então se tiver compromisso cedo é bom falar com o instrutor pra fazer a prova antes dos outros.
  • Acompanhe a fila de carros de auto escolas que tem lá e quando o seu carro estiver chegando perto de ficar na vez o instrutor vai te chamar e informar onde deve apresentar os documentos. Depois você espera mais uns minutinhos ali do lado, até chamarem pelo seu nome.
  • Serão dois examinadores. Seja educado, fale "bom dia!", sorria e vá em direção ao carro.
  • Antes de entrar dá uma olhada em volta do carro só pra saber se tem buraco na pista, a distância que ele está da vaga, só pra você se situar.
  • Calma! Sem pressa! Pensa no que você está fazendo, onde você está e o que tem que fazer quando entrar no carro.
  • VOCÊ TREINOU AQUILO AS 20 AULAS. VOCÊ SABE FAZER ISSO DE OLHOS FECHADOS.
  • Senta. Ajeita o banco. Tudo na maior calma do mundo.. Se os espelhos estiverem certos, finge que está mexendo neles e tal, aí respiiiiiiira!
  • Confere se o carro está em ponto morto.
  • Pronto. Um examinador entra no carro e o outro fica do lado de fora pra te avaliar. Esse vai te falar o que você tem que fazer e mandar ligar o carro. Liga o carro e a seta pra direita já. Aí ele vai falar que você tem 4 minutos e depois que você pode começar.

- Começando a prova de verdade:
Assim é mole..
  • Seta pra direita.
  • Achou o ponto que o carro está emparelhado? Aí é com você porque cada carro e cada instrutor ensina de um jeito.
  • Lembra o que você já fez 500 vezes, aí faz de novo.
  • DICA: é melhor entrar mais na vaga do que entrar pouco. PS: Cuidado pra não entrar demais também, né.
  • Se o examinador disser que o espelho está muito na rua, não fica nervoso. 4 minutos dá pra entrar e sair da vaga duas vezes.
  • Ele quer o carro mais pra dentro? Liga seta pra esquerda, vira tudo pra rua, NÃO ESQUECE DE OLHAR PRA FORA DO CARRO e puxa um pouquinho pra fora só.
  • Seta pra direita agora, marcha a ré, vira a direção toda pra dentro e deixa a traseira entrar mais na vaga. Só um pouco mais do que já estava, senão você vai parar no meio-fio.
  • Jogou a traseira mais pra dentro? agora direção toda pra esquerda e entra na vaga. 1ª marcha, e puxa a frente. Desfaz a direção, puxa um pouquinho pra frente e o examinador vai mandar você tirar o carro, se tiver feito tudo certo. LIGA A SETA PRA SAIR.
  • CUIDADO! Muito cuidado pra não jogar muito pra trás na hora de sair e encostar na baliza, mas cuidado pra não ir pouco e bater na baliza da frente.
  • NÃO ESQUECE A MALDITA DA SETA! Olha pra fora do carro, faz aquele teatro todo e vai. Tira o carro. Daquele jeito que o instrutor ensinou. Isso, parabéns!
  • Se passou pela baliza, metade da prova já foi.
  • Parou. Puxou o freio de mão. Colocou em ponto morto. Desligou a seta.
  • DEIXA O CARRO LIGADO!!!
  • Agora espera o outro examinador entrar no carro e falar que você pode ir fazer o percurso.
  • Ligou a seta pra sair, olhou pra ver se vem carro, agora vai.
  • Primeira, segunda e terceira marcha, se der. Lembra que velocidade acima de 20 e abaixo de 40 por hora.
  • Pára onde tem que parar e, pelo amor de Deus, não esquece a seta.
  • Fez o percurso todo? Chegou dirigindo o carro? Isso é sinal que você deve ter passado.
  • O examinador vai falar que você pode parar. Aí vai mandar colocar em ponto morto, puxar o freio de mão e desligar o carro.
  • Fez tudo isso? O seu instrutor vai estar do lado do carro já, aí você aperta a mão dele, dá um abraço, agradece e dá um grito pro céu, se achar necessário, com as sábias palavras: PASSEEEEEI, POOOORRA!
  • Parabéns, você passou! Agora pega a carteira e aprende a dirigir porque essa prova não quer dizer nada. dsahusaduhasuhduhsdauhsad

Ah, um detalhe muito importante, as regrinhas mudam de estado pra estado, o modelo de prova também. Caso não seja do Rio de Janeiro, procura alguém que já fez que você conhece e pede detalhes de como é, mas não deve ser muito diferente disso não.

Se algum amigo blogueiro tiver interesse em dividir essa experiência pra ajudar quem vai fazer a prova ainda é só escrever o post e deixar o link aí nos comentários que eu ponho aqui. Não esquece de informar de qual estado é. Espero ter ajudado e que vocês passem. Mas desejo mais ainda que sejam bons motorista porque esse trânsito está uma merda!

Pode usar o espaço dos comentários pra dúvidas, pra contar como passou, quantas provas fez antes de passar, sei lá. Vamos trocar experiências sobre isso porque eu sei que essa prova é tensa.

220 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 220 de 220
Wesllem Silva disse...

Por isto q o trânsito é esta merda. Por pessoas q pensam como vc. Se não sabe dirigir, pq insistem?

Wesllem Silva disse...

O dia q precisar dirigir em transito terá q ficar calma. Por isto q nosso trânsito é horrível, por conter pessoas nervosas e acaba em desordem. Não colabore com corrupção, pois o Detran já nos arranca muito dinheiro

Wesllem Silva disse...

Vou fazer minha prova nos próximos dias, já dirijo desde os 17 anos, mas por relaxamento e ter q passar na pele em ter o carro quase apreendido por dirigir sem habilitação, decidi hj aos 29 anos tirar a CNH.
Penso da seguinte forma, se temos q manter a calma e colaborar por um transito melhor em nosso dia a dia, o pq ficar nervoso no dia da prova? Não quero parecer grosseiro ou coisa do tipo, pode ser ate mesmo q eu não passe de primeira (tenho confiança q passarei) mas quem não consegue passar de cara é pq não esta totalmente preparado, afinal transito é coisa séria. E nervosismo não combina com um bom condutor. Lembrese, dirigimos para os outros e não para nos mesmo. Tentem acostumar se com as pessoas q estão lhe observando, pois ira vivenciar isto no dia a dia quando realmente dirigir. Não ignore ninguém, seja educado, afinal, sao para elas q estão dirigindo.

Vanessa disse...

Estou fazendo minhas aulas práticas ainda, estou um pouco nervosa! Ainda não sei minha data da prova, assim que eu tiver o resultado positivo ou negativo posto aqui informando. Bem provável que será no inicio de Fevereiro.

Parabéns pela postagem, antiga mais está valendo até hoje!
#nervosa ;)

Marcos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos disse...

e galera 30/04 irei fazer a minha prova o nervosismo e grande vou fazer a aula um dia antes da prova espero passa porque a ansiedade e muita. kkk

Fernanda Neri disse...

Olá... pessoal, estou super desanimada não aguento mais bombar no exame de rua.. já estou indo pra minha 7º tentativa, não sei oq acontece comigo, acho que já estou até com trauma já... alguma dica pro meu caso??

Unknown disse...

Boa noite. Meu nome é Sandra, Sou do DF. Gostaria de saber e as dicas servem para meu estado? Ñ conta baliza e sim garagem. Tem algum macete ou dicas? Eu posso conversar com examinador durante percurso? Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite. Meu nome é Sandra, Sou do DF. Gostaria de saber e as dicas servem para meu estado? Ñ conta baliza e sim garagem. Tem algum macete ou dicas? Eu posso conversar com examinador durante percurso? Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite. Meu nome é Sandra, Sou do DF. Gostaria de saber e as dicas servem para meu estado? Ñ conta baliza e sim garagem. Tem algum macete ou dicas? Eu posso conversar com examinador durante percurso? Obrigada.

Wesllem Silva disse...

Não existe macete para prova prática, a dica é relaxar, ficar calma, evitar ficar perto d pessoas pessimistas, evitar reparar em pessoas q estão sendo reprovadas, sobre conversar com examinador, não fala nada q é proibido, mas vai conversar oq com eles? Vc precisa de concentração, por isso não é recomendado conversar ao volante

Unknown disse...

GENTE .. EU SEMPRE LIA AQUI OS COMENTÁRIOS ANTES DE FAZER A PROVA . ATÉ QUE A MINHA VEZ CHEGOU.. EU ESTAVA NERVOSA E AINDA FUI EXAMINADA POR UMA MOÇA DE PESSIMO HUMOR,, AÍ PIOROU TUDO... ESQUECI DUAS SETAS E VOLTEI NA RAMPA....REPROVEI ANTES DE CONCLUIR A PROVA E ELA NEM ME DEIXOU TERMINAR O TRAJETO. FIQUEI UM TRAPO. REMARQUEI O RETESTE PARA 02 MESES DEPOIS.. PEGUEI MAIS DUAS AULAS E FUI BEM MAIS CONFIANTE.. AO CONTRARIO DOS OUTROS, EU ME ENVOLVI COM O POVÃO E SENTI DE PERTO A EMOÇÃO DOS QUE COMO EU ESTAVAM ALÍ AGUARDANDO... NA MINHA VEZ, FUI TRANQUILA, COM PENSAMENTO POSITIVO. NAO ESQUECI NADINHA.. FIZ A RAMPA CERTINHO E A BALIZA TAMBEM... É UMA EMOÇÃO MUITO GRANDE SER APROVADA.. TIRA UM PESO DAS COSTAS.. SE VC NAO PASSOU AINDA OU VAI FAZER SEU EXAME,,, CONFIE EM VC,,, VC TREINOU E VC SABE.. FAÇA COM CALMA , COMO SE ESTIVESSE NAS AULAS E TUDO VAI DAR CERTO. BOA SORTE!!!!

Unknown disse...

Ai nem me fala daqui uns dias vou fazer a terceira prova pratica fico nervosa...tomará a Deus que eu passo.

Unknown disse...

Quando tudo comesou na segunda semana julho .marido vou entra na auto escola ele vai lá fui eu kkkkk Tive várias emoções o nervosinho para fazer prova teórica e ali mas uma vez estava lucio amor oque vc acha passou não acho ñ logo vem resposta passei com 25 ponto comeramos fomos pra auto escola chegando lá para marca minhas aula disse quero fazer no fit uno só que ñ tinha vaga na quele mês mas lá estava Atila com cabeça abaixada acinando um papel. A recepcionista falou fas com no up kkkk ai ele sorriu meu marido falou fas no up mesmo Atila falou vamos lá ver o carro lá fui eu chegando foi a primeira coisa q vi o câmbio de marcha a ré no câmbio era pra frente e no carro dirigia era pra trás falei como vou fazer kkkkmas isso ñ era poblema era marquei minhas aula pratica ai comesou a correria chegava na auto escola cedo nunca me atrasada sempre falava bom dia Atila oi Atila ele respondia e falava vamos comesar eu sim vamos teve um dia na hora tira dital ele falou josilane qual é seu número de matrícula e respondi ñ sei kkkk todo riu. Viemos fazer aula em Avelar ele vinha dirigindo o silêncio tomava conta do carro ele ñ conversava muito só quando havia necessidade chegava em Avelar iamos nos fazee baliza 1 2 3 4 eu me cansava muito e comessava a errar tudo ai comesava a pergunta Atila esta acabando a aula quando acabava dava graças Deus ia lá auto escola colher digital e saia feliz falava até amanha Atila fiz todas as aula marquei minha prova po dia 24 de Setembro kkkk feliz fique no dia prova sai cedo fui eu pra prova muito nervosa chegeui la encontrei as amiga e conversamos o tempo passou chegou minha vez foi ai q fui reprovadaaaaaa meu Deus esqueci de dar seta deixei o carro morre Atila falou comigo josilane mas vc nunca tinha esquecido da seta eu respondi a ele está tudo bem Atila .Queria chora mas ñ tinha tempo pois tinha q trabalhar vim embora parei em casa e liguei para meu marido lucio ñ passei ele pq eu fiquei nervosa falei com ele em casa conversamo fui para o trabalho querendo chora cheguei lá contei pra todo fui reprovada dia longo enfim chegou a hora de vir pra casa disse pra algumas pessoa vou pra casa chora muito porque ñ tive tempo de chorar estou muito triste cheguei em casa chorei muito depois passou no outro dia meu marido foi pagar o duda para eu fazer a prova de novo marcaram para o dia 15Outubro fiquei nervosa mas logo depois fiquei fiquei calma dia 15 chegou lá fui fazer minha prova pedi a Deus q enviace os anjo dele para guia meu carro na hora da prova foi ai q tudo aconteceu passeiiiiiiiiiiiiii quando finalizei a prova chorei muito porque passei comerei dois dia todos me deram parabéns Atila teve paciência comigo consegui me encinou tudo q precisava pra passar A Atila o meu obrigado

Unknown disse...

Boa noite ...tenho uma dúvida??? Fiz todo o processo certo,nenhum erro...OK..Porém qdo fui parar dei uma encostada na guia? Posso ser reprovada por isso? No fim do meu percurso o cara que me acompanhou me entregou dois papéis,mas no canto esquerdo havia escrito que encostei na guia no término do percurso... Rapidamente pegaram o papel da minha mão e me falaram que havia sido reprovada!!! Tá alguma maneira de saber se fui mesmo ou se estão querendo me cobrar mais dinheiro p fazer novamente? Gente me ajudem...Estou com muita raiva desse fato!!!

Unknown disse...

Boa noite ...tenho uma dúvida??? Fiz todo o processo certo,nenhum erro...OK..Porém qdo fui parar dei uma encostada na guia? Posso ser reprovada por isso? No fim do meu percurso o cara que me acompanhou me entregou dois papéis,mas no canto esquerdo havia escrito que encostei na guia no término do percurso... Rapidamente pegaram o papel da minha mão e me falaram que havia sido reprovada!!! Tá alguma maneira de saber se fui mesmo ou se estão querendo me cobrar mais dinheiro p fazer novamente? Gente me ajudem...Estou com muita raiva desse fato!!!

Débora disse...

Eu fiz minha primeira prova prática Hoje,Mas não passei.Estou péssima....🙁🙁🙁🙁

Super Gohan disse...

Eu abri o terceiro processo para tirar a CNH, já fui reprovada 5 vezes, vou tentar a pela 6º vez... estou apavorada, o coração bate quase fora do peito... já gastei uma fortuna, não sei oque fazer para ficar calma!!! término as aulas praticas na terça feira dia 15/08/2017 e a prova é quinta feira, nem agendei prova ainda de tanto medo... tenho que vencer o medo e seguir em frente, torçam por mim!! Um abraço a todos!!

Unknown disse...

Gente consegui passar na segunda vez!
Não desiste dos seus sonhos!
Deus abençoe cada um de vocês. 26/04/2019 ♥

Unknown disse...

No d essa dica pfvr d ficar calma meu exame é amanhã tô conto medo d errar á baliza

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 220 de 220   Recentes› Mais recentes»