segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A temida prova prática do DETRAN - Como passar?

Mentalize! ;p

Estava querendo escrever esse post a uns 5 dias já, mas queria passar na prova antes porque se eu venho aqui,  dou as dicas que acho que ajudam a passar e volto falando que não passei ía ficar MEIO desacreditado, né? ;x Mas aí, deixa eu contar, PASSEEEEEEEEEEEEEEEI! huadshsaduhasduasd Agora posso tentar ajudar a esse mundo de gente que fará a bendita prova prática do detran.

Se você já perdeu a primeira prova relaxa, eu também perdi e 90% das pessoas que eu conheço não passaram na primeira. Essa prova não prova (essa foi boa, haha!) que você sabe dirigir, só que gravou todas as marcações da baliza e está com o psicológico bom pra aguentar a pressão. Se é sua segunda prova você já sabe como as coisas funcionam, já pode ir pra lá sem tremer porque conhece o terreno e sabe como é.

Vou listar aqui umas dicas que acho bem interessantes (tá mais pra um passo-a-passo) pra quem vai enfrentar esse desafio.

- Preparação:
Relaxa!
  • Primeiramente você tem que dormir cedo pra poder acordar umas 2 horas antes da prova, tomar aquele banho pra despertar, tomar café direito. Aí dá o tempo certo de você digerir que é o dia da prova, pode chegar lá cedo e vai ficar calmo.
  • Você chega lá e 7:30 um dos examinadores vai chamar pra fazer a chamada. Se a pessoa for engraçada, fizer piada e estiver de bom humor, se deixa levar por ela, nada de ficar tenso. Se for um cara carrancudo, que só faz a chamada e tem cara de poucos amigos, é só mais um fdp nesse mundo e não se abale por ele.
  • Depois da chamada procure o carro do seu instrutor e vá falar com ele. Geralmente tem mais de um aluno pra fazer a prova no mesmo carro que você, então se tiver compromisso cedo é bom falar com o instrutor pra fazer a prova antes dos outros.
  • Acompanhe a fila de carros de auto escolas que tem lá e quando o seu carro estiver chegando perto de ficar na vez o instrutor vai te chamar e informar onde deve apresentar os documentos. Depois você espera mais uns minutinhos ali do lado, até chamarem pelo seu nome.
  • Serão dois examinadores. Seja educado, fale "bom dia!", sorria e vá em direção ao carro.
  • Antes de entrar dá uma olhada em volta do carro só pra saber se tem buraco na pista, a distância que ele está da vaga, só pra você se situar.
  • Calma! Sem pressa! Pensa no que você está fazendo, onde você está e o que tem que fazer quando entrar no carro.
  • VOCÊ TREINOU AQUILO AS 20 AULAS. VOCÊ SABE FAZER ISSO DE OLHOS FECHADOS.
  • Senta. Ajeita o banco. Tudo na maior calma do mundo.. Se os espelhos estiverem certos, finge que está mexendo neles e tal, aí respiiiiiiira!
  • Confere se o carro está em ponto morto.
  • Pronto. Um examinador entra no carro e o outro fica do lado de fora pra te avaliar. Esse vai te falar o que você tem que fazer e mandar ligar o carro. Liga o carro e a seta pra direita já. Aí ele vai falar que você tem 4 minutos e depois que você pode começar.

- Começando a prova de verdade:
Assim é mole..
  • Seta pra direita.
  • Achou o ponto que o carro está emparelhado? Aí é com você porque cada carro e cada instrutor ensina de um jeito.
  • Lembra o que você já fez 500 vezes, aí faz de novo.
  • DICA: é melhor entrar mais na vaga do que entrar pouco. PS: Cuidado pra não entrar demais também, né.
  • Se o examinador disser que o espelho está muito na rua, não fica nervoso. 4 minutos dá pra entrar e sair da vaga duas vezes.
  • Ele quer o carro mais pra dentro? Liga seta pra esquerda, vira tudo pra rua, NÃO ESQUECE DE OLHAR PRA FORA DO CARRO e puxa um pouquinho pra fora só.
  • Seta pra direita agora, marcha a ré, vira a direção toda pra dentro e deixa a traseira entrar mais na vaga. Só um pouco mais do que já estava, senão você vai parar no meio-fio.
  • Jogou a traseira mais pra dentro? agora direção toda pra esquerda e entra na vaga. 1ª marcha, e puxa a frente. Desfaz a direção, puxa um pouquinho pra frente e o examinador vai mandar você tirar o carro, se tiver feito tudo certo. LIGA A SETA PRA SAIR.
  • CUIDADO! Muito cuidado pra não jogar muito pra trás na hora de sair e encostar na baliza, mas cuidado pra não ir pouco e bater na baliza da frente.
  • NÃO ESQUECE A MALDITA DA SETA! Olha pra fora do carro, faz aquele teatro todo e vai. Tira o carro. Daquele jeito que o instrutor ensinou. Isso, parabéns!
  • Se passou pela baliza, metade da prova já foi.
  • Parou. Puxou o freio de mão. Colocou em ponto morto. Desligou a seta.
  • DEIXA O CARRO LIGADO!!!
  • Agora espera o outro examinador entrar no carro e falar que você pode ir fazer o percurso.
  • Ligou a seta pra sair, olhou pra ver se vem carro, agora vai.
  • Primeira, segunda e terceira marcha, se der. Lembra que velocidade acima de 20 e abaixo de 40 por hora.
  • Pára onde tem que parar e, pelo amor de Deus, não esquece a seta.
  • Fez o percurso todo? Chegou dirigindo o carro? Isso é sinal que você deve ter passado.
  • O examinador vai falar que você pode parar. Aí vai mandar colocar em ponto morto, puxar o freio de mão e desligar o carro.
  • Fez tudo isso? O seu instrutor vai estar do lado do carro já, aí você aperta a mão dele, dá um abraço, agradece e dá um grito pro céu, se achar necessário, com as sábias palavras: PASSEEEEEI, POOOORRA!
  • Parabéns, você passou! Agora pega a carteira e aprende a dirigir porque essa prova não quer dizer nada. dsahusaduhasuhduhsdauhsad

Ah, um detalhe muito importante, as regrinhas mudam de estado pra estado, o modelo de prova também. Caso não seja do Rio de Janeiro, procura alguém que já fez que você conhece e pede detalhes de como é, mas não deve ser muito diferente disso não.

Se algum amigo blogueiro tiver interesse em dividir essa experiência pra ajudar quem vai fazer a prova ainda é só escrever o post e deixar o link aí nos comentários que eu ponho aqui. Não esquece de informar de qual estado é. Espero ter ajudado e que vocês passem. Mas desejo mais ainda que sejam bons motorista porque esse trânsito está uma merda!

Pode usar o espaço dos comentários pra dúvidas, pra contar como passou, quantas provas fez antes de passar, sei lá. Vamos trocar experiências sobre isso porque eu sei que essa prova é tensa.

220 comentários:

1 – 200 de 220   Recentes›   Mais recentes»
Francielly disse...

Parece fácil. E realmente é. O difícil é manter a calma e lembrar de ficar calmo! hehe Daqui a duas semanas vou pro meu terceiro exame e espero sinceramente passa pra poder tocar o terror e xingar td mundo nesse trânsito bagunçado de Manaus :D #mentira! uashuahuashua vou ser a melhor motorista de todas o/ aaaah.. PARABEEENS :D agora torce por mim aê ;p bjããão ;*

Anônimo disse...

hoooje eh minhaa teoricaa

#expectativa ;]

Vicmendon disse...

Fez os simulados? Se fez é só correr pro abraço. Na teórica eu só errei uma, caíram todas as do simulado.

Priscila disse...

AHAH, eu começo daqui a uma semana.. Mas ja li todos os artigos possiveis sobre estes testes.. Espero que eu me dê bem.. Na verdade, eu sou traumatizada com a questão de 'mulher no trânsito'. Meu pai e meu namorado chingam muito quando tem uma mulher fazendo merda; e isso tudo ja me fez chegar a conclusão de que realmente mulher no trânsito éum desastre!! uahuha Só que pra eu fazer minhas aulas e principalmente passar nos testes, eu preciso confiar em mim :/ HAHA..
Mto bom o post, sucesso!! Beijao :*

Lucas Ramos disse...

A prova pratica é até facil, o que complica tudo é o nervosismo, eu quando prestei a minha fiz a baliza magnificamente, e logo depois tinha apenas que dar uma simples volta no quarteirão e pronto, ae danou-se tudo XD esqueci de colocar o sinto, deixei o carro morrer 2 veses e parei em frente a uma garagem nem preciso diser q reprovei, mas é isso dia 26 tenho outra prova e agora estou mais confiante. O segredo é não ficar nervoso T+

Unknown disse...

fiz essa prova há uns 15 dias! e o mais incrivel foi que quando entrei no carro, fiquei SUPER calma! nao sei o que aconteceu. passei sem perder um ponto...sem ganhar um ponto que é como eles dizem. mas o importante acho que é nao pensar nos erros e sim se concentrar nos acertos.

bom post!

Unknown disse...

fiz essa prova há uns 15 dias! e o mais incrivel foi que quando entrei no carro, fiquei SUPER calma! nao sei o que aconteceu. passei sem perder um ponto...sem ganhar um ponto que é como eles dizem. mas o importante acho que é nao pensar nos erros e sim se concentrar nos acertos.

bom post!

Lucas disse...

Eu fiz meu primeiro teste prático ontem. fiz tudo certinho na baliza e e errei a primeira vez, deixei o fundo pra fora um pouco. ae vou. saio da vaga e tento pela segunda vez. faço tudo certinho e quando coloco o carro o examinador fala que o carro tava com o fundo na rua. ae na terceira n deu mais tempo. e o carro tava certo. depois que errei a primeira fiquei nervoso, n sinalizei pra direita na segunda e ainda o instrutor fala que estacionei errado. essa prova nem prova nada. ali só prova que as pessoas gravaram. aki em Salvador, vc n pode passar de 30km/h na rua. o povo nem acelera aki e na rua faz raxa e pega.

Unknown disse...

Realmente a prova é fácil, o difícil é você manter a calma, pq geralmente o examinador fica com uma cara horrível do seu lado, como quem diz "Anda logo, você nãm vai passar mesmo.", raramente você da a sorte de pegar um examinador gente boa.
Quando fiz a prova pela 1ª vez, o examinador era um doce, simpático, atencioso, etc..., mais o nervosismo não me deixou passar, já na segunda vez o cara era a arrogância em pessoa, mais apesar disso, consegui a tão sonhada Habilitação.kkkkkkk

tiago disse...

Ah só faltou dizer, se vc nao teve saco pra ler esse post imenso, e cometer alguns deslizes na prova, relaxe, respire fundo, ainda existe uma alternativa.

Retire de sua carteira $100,00 (cenzão), se o cara rejeitar, tire mais $100,00, e vá subindo o valor conforme a rejeição, ate o safado aceitar. Dai é sussa

Waine disse...

ja tirei a minha tem uns tempos já rsrs
o caso é fk descontraido antes de chegar sua vez, pensar na prova só na hora q tiver dentro do carro
só pensar msm q vc ja fez umas 400x por dia nas aulas, inclusive a baliza da aula é até propositalmente menor doq na prova
justamente pra vc fk fera no dia da prova

Welsinho disse...

Eu passei no exame na terça-feira, aqui em Juiz de Fora/MG.
Foi meu quarto exame. Aqui em Minas eles carcam forte maluco. Mas passei na moral e agora é correr pro abraço.

O modelo da prova aqui na minha cidade ainda não é o novo formato, de baliza primeiro, com dois examinadores.

Entrei no carro e sai. O examinador pediu pra circular numa praça. Como a praça é grande, desenvolvi o carro (até terceira apenas). Depois conversão pra direita. Aquele teatro básico né: seta, olho no retrovisor central, lateral,...
Depois conversão pra esquerda. Mesmo teatro.

Pouco depois ele pediu pra eu fazer uma vaga entre dois carros!!! Fiquei apertadinho de não errar e provocar um acidente. Mas ele mesmo reconheceu que a vaga ia ficar apertada e disse pra eu sair.

Depois de sair, controle de embreagem. Acertei de primeira na lata. Fuck yeah!!! Mas quando fui sair, deixei o carro morrer. Oh fuck!

Mas beleza, não desanimei. Pensei que já tivesse o exame perdido, mas continuei fazendo o que ele me pedia.

Uma conversão à esquerda, outra. Aí ele me pediu uma parada regulamentar em declive. Parei o carro próximo ao meio-fio e ele já pediu mais um controle de embreagem, mas de ré. Do controle já sai na ré alinhada e tive que parar no controle de novo!! tava tenso, mas acertei na lata de novo.

Aí quando estávamos pra terminar o percurso ele pediu outra vaga. Tava entrando muito quando saquei que ia pegar no meio-fio. Pedi mais uma oportunidade e o cara deixou. Agora acertei LINDAMENTE!!!

Mas tava triste porque tinha deixado o carro morrer uma vez. Apesar de não ter perdido os 3 pontos (morrer o carro perde 2) pensei: "Ah, ele vai inventar que errei mais uma coisinha e me dar pau.". Pra piorar o examinador disso: "Eu dou o resultado lá fora."

Desliguei o carro, freio-de-mão, engrenei... sai pensando "Porra, mais um pau?".

Aí o instrutor faz tinindo pra mim e fala: "Parabéns!"

PORRA QUE EMOÇÃO!!! PASSEI!!!!

Valew...

jota disse...

Primeiramente, para passar, vc precisa saber dirigir, e tudo sai com mais naturalidade...

Anônimo disse...

Muito Bom seu texto cara, parabéns!

Vou entrar na auto escola esse mês, sou de SP, mais suas dicas valeram muito

Se der acessa meu site:
www.inter-loucos.com

Edu Aurrai disse...

Bacana o post. Mas uma dica que deveria ser dada e é MUITO válida. Na boa, acreditem em mim, não se preocupem em serem os primeiros. Deixa todo mundo rodar, deixa fazer, errar, passar, fique pelos últimos. De preferência perto da hora do almoço. Sério, os delegados ficam tão de saco cheio quando está chegando o fim do turno que até perdoam um delize ou outro. E muito bem lembrado, não se esqueçam da maldita SETA. Mesmo que seja uma rua deserta.

Anderson Carvalho disse...

Passei na prova ha 3 semanas e nem deu pra ir pegar a carteria ainda.
è TENSO PRA CARALHO
Eu tenho um adica. não fique esperando a prova com o resto do povo, não fique no bolo lá no fundão, saí daquele clima de "passar, não passar". Eu fiquei andando e relaxando longe daquela multidão desesperada e pedi pra ser o primeiro.
outra coisa que me ajudou foram esses videos no youtube: http://www.youtube.com/results?search_query=prova+detran+rj&aq=f

Eles tem o trajeto da prova no FUNDÂO

Abraços

Vicmendon disse...

Priscila isso é mó preconceito. Conheço mulher que dirige bem, como conheço homem que é muito imprudente. Relaxa e faz todas as aulas direitinho que você passa. ;p

RamosDark Fácil a prova é mesmo, mas a ansiedade mata. Pra mim o pior foi a baliza porque eu deixava o retrovisor muito pra rua. Depois que saí da vaga eu já fiquei mais tranquilo.

Fernanda eu errei a msm coisa que errei na primeira, mas já sabia como consertar. Fiquei calmo, pensei 2 vezes o que tinha que fazer, respirei e fiz. Acabou e não ganhei ponto nenhum também.

Lucas baliza é tensa mesmo. Agora é só você treinar o que errou um dia da prova, ou dois, o mais próximo que puder. Eu treinei 4 balizas e duas vezes o percurso só, só pra pegar a marcação de novo e tal. Boa sorte na próxima lá! :D

Viviane a calma é crucial mesmo. Mas depende muito do clima no dia da prova. A primeira que eu fiz tava um clima muito chato, mas nessa de agora desde o início tava muito melhor. A mulher que faz a chamada tava fazendo piada, fazendo a gente rir e tal, foi bem melhor.

Tiago é, o texto ficou um poooouco grandinho. Eu escrevi assim que cheguei da prova, queria resumir bem as dicas, mas acabei detalhando todo o processo. Corrupção? Como diz meu pai: "Você não pode provar nada, então nem fala!"

Waine aqui na cidade o lugar dos treinos é no mesmo lugar da prova. Só muda o cano da baliza que é mais é um pouco mais largo que o dos treinos. Isso que você quis dizer? E o macete é ficar calmo e aprender de verdade nas aula pra saber consertar se entrar muito ou pouco.

Welsinho tem controle de embreagem aí? É mó legal isso, né? asduhsdahu Com marcha a ré fica meio foda, mas já fiz nas aulas já. Fiz porque o instrutor era bom, porque na prova neeeem precisa disso aqui. E parabéns aí! ;p

Jaguas você diz saber dirigir de ter aprendido bem na auto escola ou de dirigir sem carteira a um tempo já? Conheço muita gente que perdeu por saber dirigir já, só por causa dos vícios na direção. mas se for aprender direito nas aulas eu concordo, apesar de não se aprender mais do que o que tem que fazer na prova, né?

inter-loucos.com obrigado, cara! Vou acessar o seu blog sim e volte sempre que quiser. haha ;p abraço

Edu Aurrai eu fiz isso na primeira e achei que os examinadores estavam tão cansados que queriam me reprovar logo! sauhsaduh Agora fiz logo no início e passei. Mas o lance é pegar um que não queria ferrar ninguém e seja um bom profissional. E, sim, NÃO ESQUEÇAM A SETA! ;p

Vicmendon disse...

Anderson Carvalho eu vou pegar a minha amanhã, não aguento mais esperar! sadhusaduhasd Po, nem lembrei de procurar dicas no youtube, é uma boa pra quem tem algum dúvida específica em certo trecho do percurso, ou detalhe da baliza. Boa dica!

Unknown disse...

Pô cara, legal dar dicas... Minha prova foi a 10 dias e eu também passei, graças a Deus!!
Eu achei a prova de vocês aí no Rio mais fácil...
Eu moro no Acre (hauhauahu, é sério...), e por aqui o negócio é f*dendo! Tem uma quadra que metade é do Detran... Nesse espaço, tem umas ruazinhas, quebra-mola, até um balão (ilha retorno) tem. Vc primeiro espera num espaço à direita. Enventualmente, um cara que fica nesse mesmo espaço te chama. Vc vai sozinho com a sua prova até o exato centro dessa "quadra" onde começa a prova, que é onde o carro da auto escola está. Nessa quadra, tem de 6 a 8 monitores observando quem está fazendo essa "circulação interna" que eles chamam. Tipo, não tem erro, vc só tem um caminho pra ir, o único problema é lembrar a sinalização toda...
No fim da tal quadra, depois de todo o percurso interno, vc espera numa fila de carros para fazer a baliza (5 min) e um estacionamento de ré (mais 5 min). O povo começa a reprovar aqui. Se tu passas dessa parte, vais fazer a circulação externa... Entra um monitor no carro e você tem que sair pelo lado esquerdo da quadra e dar uma volta naquela parte da cidade.
É aqui que o povo senta. Essa parte de Rio Branco é LOTADA de subidas, e os caras se amarram em pedir pra tu parar no meio da subida. O rolé continua até tu voltar pra tal quadra. O monitor vai dizer pra tu entrar na quadra, ir pro centro do pátio, onde ficam os carros de quem ainda vai fazer a prova e onde tu começou, e tu tens que estacionar DE RÉ, e deixar o carro ESTACIONADO NA POSIÇÃO que tu encontro...
Tu sai do carro sem conseguir sentar, de tao f*dido que tu ta rsrsrs
Valeu aew!

Vicmendon disse...

Danilo iiiisso sim é uma prova! Por isso disse que essa daqui do RJ não prova nada. Queria uma prova dessas aqui. Pelo menos me sentiria mais seguro na rua.. dsauhhduasasd

Ane Campos disse...

Querido, eu amei seu texto. Muito bem escrito, claro e inteligente. Amei você!!! Grande beijo! regianeac@yahoo.com.br

Vicmendon disse...

Regiane muito obrigado, linda! ;D Volte sempre. Beeeijo

Paola Souza disse...

Hey, adorei o seu texto, assim como o restante do pessoal. Jamais me esquecerei do ponto morto, por conta de seu texto.
Hoje eu fiz a prova e me dei mal. Fiz coisas que eu não havia feito em nenhuma aula. O meu avaliador foi bem legal, mas eu não ajudei muito. Acabei errando algo superinfantil logo no começo (ao invés do ponto morto, coloquei o carro na primeira antes de ligar). Eu sabia que iria errar algo assim e depois que o avaliador me disse que aquilo estava errado, eu me desestabilizei. Contudo, ainda consegui fazer minha baliza muito bem, mas na hora de sair, fazendo o pequeno passeio pela cidade, havia muitos carros mal estacionados e minhas setas foram para o brejo. Para piorar, eu deixei o carro voltar um pouquinho, quando terminei de fazer a rampa para a avaliadora... Lá se foi um pontinho... Nervosa, eu acabei deixando o carro desligar e nessa já estava plenamente fodida... hahaha
Cheguei no final do teste para estacionar e, eu que tinha orgulho disso, acabei sem querer raspando no meio fio.... Daí já era.
Mas uma coisa eu achei legal: o avaliador foi bacana. A questão é que nessa hora um erro me deixou nervosa e ocorreu praticamente uma reação em cadeia... É aquela coisa: calma e setas (e ponto morto para mim!) são fundamentais.
Mais uma vez obrigada pelas suas dicas.

è disse...

Fiz hj a prova e minhas pernas que enm uma vara verde, nao deixe o o carro morrer mesmo assim, e fui reprovada pq arranquei em segunda

Unknown disse...

Então, fácil é...mas tb é complicado...tem todo o nervosismo, um sentimento de obrigação de dar orgulho aos outros, voltar pra casa com aquele sorriso...mas nem sempre dá certo...
Já fiz três vezes... a primeira os caras eram uns cavalos, fiquei muuuuito nervosa e esqueci de olhar na hora de sair da baliza. A segunda coloquei o carro torto, na verdade não tinha arrumado o banco direito e isso me desconcentrou muito, ai qndo fui arrumar o carro perdi o tempo. A terceira tava tudo certo, o carro retinho, os caras uns amores, mais ai...bati na baliza. Então, tudo nervosismo, pq eu sei fazer, meus treinos são perfeitos, não erro nada, mas como disse o carinha do Detran, "treino é treino, jogo é jogo", tem que saber manter a calma.
Dia 23/12 tem outra, mas ainda não sei se vou fazer, nessas horas a auto estima vira um lixo, tenho vergonha até de pensar nisso, é uma ressaca moral muito forte, mas é isso ai...Acho que estou com a "sindrome do jaleco azul"...tem que aprender a manter a calma...se concentrar...e fazer simplismente o que já sabe.
Vamos ver...volto aqui pra contar o final dessa história...

Um abraço.

ROSANE disse...

Meu nome é Rosane gostei muito da sua atitude em ajudar outras pessoas nessa hora tão difícil.
Estou pensando em algo também quando eu passar na minha prova. Estou treinando baliza, com o instrutor,na auto escola machado noRJ
Obrigada!

Unknown disse...

De fato, é fácil... O que mata é o nervosismo, a tensão que carregamos de tanto ouvirmos dizer que os examinadores são grossos e talz.

Segredo: Não fique proximo das pessoas q estão comentando sobre o exame (Nenhuma vai te dizer novidades sobre o que vc já aprendeu) e procure não ficar olhando as pessoas fazendo baliza.

Preocupe-se com seu exame você está ali por ele. Como o amigo descreve acima, seja educado SEMPRE. Não há necessidade de puxar saco, mas mostre que você é educado(a) e está ali por um objetivo.

Veja a demarcação da baliza, a posição do carro, entre no carro sem pressa pq o exame só começa qdo vc diz "Pode começar".

Ajuste banco, espelhos e o cinto, e não pense que você não está sendo observado, pq eles mesmo de fora do carro estão conversando, mas de olho em tudo.

Faça perguntas inteligêntes, nada de baboseira do tipo: Posso mudar de faixa, Posso entrar nesta rua, Posso parar para o pedestre atravessar? Essas perguntas realmente são desnecessárias e irritam qlqr um, independente de ser um examinador.

Se o cara é grosso, não responda. Lembre-se de que você está ali por um objetivo. Não desvie dele.

Existem sim pessoas que não passaram de primeira e eu acho que a culpa pode ser dos maus-examinadores, mas lembrem-se não é NORMAL. Faça o possível pra que tudo corra com sucesso !

Nada desse negócio de ficar mostrando que você sabe reduzir, procure manter o carro no terceira marcha durante o percurso até a última curva, qdo de fato vc deve reduzir, pois vai parar logo no inicio.

Eu dei muita sorte graças a Deus, pois peguei 2 examinadores muito educados apesar de sérios demais.

Só sei dizer que vc vê pessoas muito felizes por terem conseguido e outras tristes por terem sido reprovadas por bobagem e algumas muito nervosas esperando a sua vez. É um mixto de sentimentos que você sente ali, por isso é importante não perder o foco: Passar no Exame.

Sorte pra todos e que todos sejam bons motoristas!!!

Ah, só pra constar: Passei no primeiro exame sem perder nenhum ponto.

Unknown disse...

e meu testa e seugunda feira dia 13 12 2010 estou ate fazendo promessa para passa
mas se DEUS quiser vou consegui
abracos!!!!!

Unknown disse...

Perdi na prova, se tudo der certo faço a próxima no dia 07/01/2011, fiquei muito nervosa no dia, minha perna tremia tanto que o caaro morreu duas vezes, os instrutores pegaram no meu quanto da posiçaõ do crro na vaga, estava dentro mas....
Estou com medo de ficar nervosa na próxima por ter perdido, mas entreguei para Deus.

Simone Santana disse...

Mto bom relatório e boa memória hein!!! Li como se eu estivesse fazendo a prova e tive a impressão q já passei por isso... acho q entrei no relatório... viajei! Tô nos treinos práticos ainda, mas já estou pesquisando tudo sobre essa prova prática, deve ser por isso q tive a impressão de já ter passado por ela. Entendi desde o primeiro dia de treino q nervosismo atrapalha e muito o desenvolvimento do q vc tem q fazer. Vou procurar manter a calma desde já e tomar cada treino como um exame. Vou passar, tenho q passar! E isso deve independer do examinador ser bem ou mal humorado. Tenho q me preocupar com o meu estado de espírito. Se ele decidiu q vai ter um mal dia, o problema não é meu. Eu tenho q decidir fazer o meu nelhor e se eu errar nada como um dia após o outro. Tentarei até conseguir. Se for de prima, o lucro é meu. Certo?

Unknown disse...

Fiz pela segunda vez a prova... e perdi... sou mto burra... na verdade o que reprova é o nervosismo... fiz umas trinta vezes a baliza...mas, na hora encostei na baliza... encostei.. acabou... e o pior o processo acabou no dia seguinte.. e desanimador... passei todo o fim de semana mal... mas hoje paguei outra vez o duda de primeira habilitação... tudo de novo!!!

Priscila disse...

Oi, Mal da pra acreditar.. Eu comentei neste Blog à quase 5 meses atrás (05/08/10 09:17) Dizendo que tinha medo e tudo mais.. Hoje foi minha prova prática.. Eu saí tranquila, fiz o morro, os cruzamentos, tudo certinho; Mas na baliza eu acabei encostando no meio fio e me desesperei, comecei a tremer muito; Respeirei, tirei o carro de dentro das balizas e fiz novamente.. Saiu tudo certinho. PAssei com 8 por causa disso, mas passei. O problema da maioria das pessoas é que quando acontece alguma coisinha errada, já se desesperam e acabam ferrando com todo o resto do teste. Eu não sei se serve pra alguém, mas eu combinei comigo mesma que se eu errasse, eu iria esquecer o erro pois ele ainda era aceitável (mesmo que fosse eliminatório). Quando eu encostei no meio fio eu imaginei que era eliminatória na certa, mas lembrei do meu acordo comigo mesma.. Quando desci do carro e meu instrutor disse que eliminatorio é so quando sobe no meio fio, me desceu um gelo e eu fiquei super feliz =D
Daqui 30 dias estarei habilitada (ô perigo!) auhuha Bjao :*

Unknown disse...

Fiz a prova hoje e rodei, realmente nervosismo não combina com a prova, mas fazer o que fica dificil não ficar nervosa, farei outra prova di 21-02-2010, espero ficar tranquinão rodar novamentela e

teste blog disse...

Nossa, eu fiz minha prova prática hoje... exatamente como aprendi nas aulas e dava certo... Não sei o que aconteceu que entrei demais, fiquei 2 dedos em cima da faixa amarela e já perdi a prova!! chorei por horas, eu esperei ter essa oportunidade a 3 anos. Agora tenho que pagar aula, o aluguel do carro e fazer a prova de novo! Droga!!! #revolta

Unknown disse...

por mais q seja dificil,o segredo eh manter a calma,na primeira vez reprovei na baliza,dpois de fikar muito nervosa na rampa pois o carro estancou varias vezes,na segunda vez fikei tão nervosa de ver os outros reprovando q bati no cone na hora de tirar o carro da garagem (o q nunca tinha acontecido nas aulas)daí na terceira...uffa passei dpois de pedir a Deus muita calma,a cada etapa q passava ia agradecendo foi oq me ajudou!por isso peçam calma a única pessoa q pode t dar "DEUS"

claudia abreu disse...

oiiiiiiiiiiii gente tudo bem, hoje foi o meu exame prático fiquei um pouco nervosa mas tenho quase certeza de que passei, vou saber amanhã na auto escola.

Cenário Demócratico disse...

Caramba, to impressionada... Parece que Minhas Artes descreveu o q aconteceu comigo. Vou fazer a prova prática pela terceira vez.
A primeira eu tava super tranquila, embora minha última aula tenha sido horrível, deixei o carro morrer várias vezes, errei toda a baliza, enfim, mas fui confiante. Na hora da prova, na baliza, entrei certinho com o carro, mas esqueci de olhar pra fora na hora de sair da vaga. Fui reprovada direto, sem conversa, segundo o avaliador, por atitude imprudente.
Fui pra segunda prova. A aula anterior foi ótima. Acertei tudo, fiz todo o trajeto e a baliza, sem nenhum erro. Na hora de fazer a prova, tive uma crise de pânico, errei na hora de entrar na baliza e o avaliador de fora do carro, falou que o carro estava todo torto. Não sabia o que fazer, fiquei ainda mais desesperada e perdi o tempo da baliza. Conclusão: reprovada de novo e me sentindo a mais burra de todas.
Estou indo pra terceira prova, agora totalmente desanimada porque a autoescola mudou o carro que eu fiz minhas aulas e isso ta me atrapalhando pra caramba, errei tudo nas três aulas que eu fiz. A prova é dia 21/02/2011 e pra piorar meu processo expira no dia seguinte. Já to me vendo fazendo todo o processo novamente.
Mas pelo menos estou me sentindo melhor porque eu to vendo que é comum as pessoas serem reprovadas mais de duas vezes por conta do nervosismo.
PORTANTO: tenham muita calma pra fazer a prova, porque eu não consegui ficar tranquila, como ainda não estou.
Mas... Adorei as dicas e os comentários.

Abraços.

Cenário Demócratico disse...

Ah sim... NUNCA ESQUEÇAM: SETAS, OLHAR PRA FORA QUANDO SAIR DA VAGA E PONTO MORTO...

Valeu

Unknown disse...

Meu marido quer que eu tiro minha carteira eu morro de medo de reprovar parece tão dificil,só de pensar ja estou morrendo de nervoso...haaaaa socorrooooooo

Thábata disse...

Gostei bastante do post. :) Estou chegando perto da minha última aula prática mas acho que ainda não estou pronta. ;/ Tenho que aprender a conter meu nervosismo e não deixar ele tirar minha atenção..é tudo mt simples, mas o nervosismo atrapalha btt.

Unknown disse...

Se eu tivesse lido esse post antes, acho que nao iria ficar tão nervosa no dia da prova... nao sabiaaa nada dos procedimentos, muito menos que se voltasse dirigindo,era porque provavelmente tinha passado... fui uma das ultimas a fazer cheguei as 07:20 e fui fazer a prova 12:00hr rsrs mais de uma certa forma acho que isso me ajudou, pq eu fui me acalmando e vendo que ja estava bem vazio! Fiz a prova, hiper nervosa antes de entrar no carro, mais qd entrei me ajeitei, esqueci tudo, esqueci examinador, minha mae que tava la fora chorando ja kkk, me imaginei como em um dos meus treinos. tá que eu errei seta mais na hora eu logo consertei e acredito que o examinador nem levou isso em consideraçao, pq na hr eu arrumei! NÃO TEM COMO O SEGREDO É RELAXAR mesmoooo! pq o nervosismo atrapalha e bloqueia tudo... finalmente passei! hj faz 1 semana! e to muito feliz... Desejo uma Boa sorte pra quem irá fazer!

Unknown disse...

q nada tem um esqueminha de 200.reais e so desenrrolar vc nao e bobo beijos para todos fiquem na paz

tribuna de minas disse...

Estou supwr chateada. Encostei na baliza, quem disse foi o examinador, não vi. Mas ele disse então , como discordaqr. estava nervosa demais. estou me sentindo um fracasso. vou tentar de novo, será a segunda vez. tenho que passar! Boa sorte para todos que forem fazer a prova!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

putz...minha prova é amanha...

qd li isso, minhas maos suaram... só de lembrar...kkkkkk


isso deixa truma na gente... já é minha 3° vez...afs

Unknown disse...

Vei reprovei a minha prova pratica so porqueu dirigi so com uma mao no volante em um trecho do percuso nao preciso dizer q to qerendo matar um por causa disso né!!! muito puto !!!

ANINHA disse...

Então pessoal,estou tmb na mesma história de muitos,sempre quis obter minha CNH e em outubro do ano passado eu dei entrada no processo,fui muito bem na prova de legislação tive 28 acertos.
E estou tirando para carro e moto,no entanto não sei andar nem de bicicleta,e foi duro pra mim aprender a andar de moto fiz exatamente 26 aulas,e o que eu mais temia seria a rampa,na de carro tmb tinha medo de deixar o carro apagar na rampa,e no dia 25 de março agora fiz meu primeiro exame e fui reprovada em ambas,na de moto quando o examinador me chamou colheu minha assinatura e disse para mim ir pra moto e eu fui,chegando la fiz tudo certinho quando sai o examinador mandou que eu voltasse,e eu não estava ouvindo o que ele dizia,então levantei a viseira para ouvi-lo,e ele me disse que só deveria sair quando ele autorizasse,então voltei e fiz tudo certinho,mais quando eu ja havia saido com a moto ele novamente mandou eu voltar e disse que eu estava eliminada pois havia esquecido a viseira aberta.E depois na mesma hora fui fazer a prova de carro,mais ja estava super nervosa,por não ter passado na de moto,quando sai deixei o carro apagar,dei todas as setas necessárias,estacionei na primeira tentativa,mais na hora de sair encostei o carro na baliza da frente,falta eliminatória.
Gente fiquei super arrasada,chorei tanto,sabe?eu me dediquei tanto principalmente nas aulas de moto,e não passar pq deixei a viseira aberta,ainda se fosse na rampa seria o que eu tinha dificuldade.
Mais confesso a vocês gente...eu não sentia as minhas pernas de tão nervosa que eu estava,cheguei la as 07:30 hs da manhã fui fazer os exames as 14:30 é uma tensão muito grande,e a gente vai vendo uns chorar pq passou outros pq bombou é uma loucura,é muito ruim você saber que tem alguém te avaliando e trocentos curiosos te olhando,ainda que fosse os candidatos,mais não aparece gente de todo lado pra ficar curiando a gente,quem não fica nervoso com isso?agora no dia 26/04 e 27/04 irei fazer mais 3 aulas de moto e 4 de carro e no dia:29/04 na sexta-feria que vem irei fazer novamente o exame.
E espero que Deus possa esta me iluminando,guiando,orientando durante todo percurso por onde eu percorrer com o carro e tmb com a moto e que eu chegue ao final com um resultado positivo.
E que eu possa ouvir a tão esperada palavra:"VOCÊ ESTA APROVADA"
Boa sorte para todos que ainda vão passar por isoo,Abraços a todos.
Fiquem com Deus!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PUTZ DEI ENTRADA DIA 15 NA AUTO ESCOLA MAL CHEGO O PRÉ CADASTRO NO DETRAN E EU JA TO NERVOSA ..GENTE ME AJUDA COMO FAÇO PRA SER CALMA, MENOS ANCIOSA, SEI LA UM CHÁ BOM PRA SER CALMA ?KKKK TO COM MEDO DE TUDO, TO TÃO ANCIOSA Q JA DECOREI TODAS AS PLAcaS DE ADVERTÊNCIA DE TANTO EU FICA NA NET:s DICAS GENTE MUITAS DIcAS PARA MIM... SOU DE SÃO PAULO/SP

Aninha disse...

Passei na teórica com 28 pontos,Foi super fácil!Agora estou super nervosa pra prova prática...A minha será dia 21/05.Já estou com o nervo a flor da pele,comendo as unhas!rsrsrs
Vou tentar manter a calma no dia,Sei q será dificil!

nois somos disse...

oie gente sou de Brasilia distrito federal,minha prova pratica minha primeira vez foi hje pensa como tava nervosa mais fui bem só deixei o carro morrer uma vez affff quanto nervosismo,a garagem foi de primeira acho que passei!vou pegar o resultado segunda pra terça ai volto aqui pra dar a certeza.

Unknown disse...

franciliny!! Sou de brasilia a minha prova prática foi dia 30/04/2011 eu acho que fui mal eu tenho certeza que fui reprovada pois eu estava nervosa demais quando entrei no carro fiz tudo direito mais o problema é que não consegui sai com carro e apaguei umas três vezes e com muito tempo que consegui sai não porque eu não sei e sim eu estava tão nervosa que eu quase não consegui assinar meu nome o problema é que eu só fiz o percurso e não fiz garagem ele não me pediu e mandou que eu retornasse ao detran ai fiquei mais confunsa e pensei lascou tudo estou reprovada e sai do carro e não observei que deixei tudo certo e o meu examinador estava de mal humor pego o resultado amanha se errei, na próxima vou aprender e prestar mais atenção e desejar boa sorte pra mim mesma e obrigado pela a dida gostei!!!

Unknown disse...

AIIII MEU DEUS... a minha prova é daqui a pouco.... pela terceira vez... Mais enfim acho que estou mais calma e mais confiante.. Eu fico de cara pq eu fiz tipo umas 20 balizas e nao errei nenhuma, o problema é o nervoso mesmo,mais vamo la... AGORA VAI.. super bom o post.

Unknown disse...

Fiz aminha 1ª prova no dia 27/04/11, não deu...paciência...a baliza me matou, na verdade fiz certinho, mas deixei o carro há mais de 50 cm....faz parte. No dia 18/05/2011 farei a 2ª tentativa, não é fácil, mas vamos lá...não vou desistir jamais até conquistar a tão sonhada habilitação.

Sissa disse...

Gente hj eu fiz a prova prática...Não passei...Fiquei nervosa, esqueci de ligar a seta pra entrar e quando o avaliador me lembrou eu liguei, mas aí desandou tudo...quando eu entrei na vaga eu puxei demais o carro, então cheguei na faixa amarela muito pouco, mas o bastante pra ser reprovada. Então, caso o avaliador na hora conserte algum erro de vcs, não se preocupem, continuem concentrados pra não errar mais... falo isso por experiência. rs

Lineapso disse...

Genteee fiz a prova hoje. Nao sabia dirigir, aprendi na Auto-Escola. Passei, perdi dois pontos de bobeira pq a marcha nao engrenou e deu aquela arranhada. A tatica dos avaliadores comigo foi ficarem discutindo dentro do carro. Hora eles falavam comigo em voz alta, hora discutiam entre si. Deixei o pau comer e me concentrei no que tinha que fazer. Minha perna tremeu igual vara verde mas consegui chegar ao final da prova! \o/ daqui a 10 dias CNH na mão e é so correr pro abraço!

jani disse...

oi, vou fazer a minha prova pratica esta semana e a minha primeira, estou uma pilha de nervo, mas lendo estes comentario vi que nao sou a unica ai fiquei mas tranquila, se nao passar na primeira irei tenta novamente se deus queser afinal nao sou a unica a passar por ista ne, ressem por mim, em breve retorno, obrigado( espero que com noticias boa rerere)

jani disse...

oi gente, hoje fiz a minha prova pratica, nao passei esquesi da enbreagen na hora de passar a marcha, e um abisurdo mas foi isto mesmo, o nervoso e muito e eu estava uma pilha. nao vou desistir vou tenta ate passar

lucinha disse...

OI gente. fiz a prova pratica e nao passei de primeira tambem, quando foi na segunda vez quase infartei mesmo, cheguei no detran 6:30 era a segunda so que so começaram os exames 11:30 ja estava ficando loca de nervoso.Sem falar que quase fui a falência pq teve que pegar quase 100 aulas para perde o medo.
Ha passei na segunda tentativa..

Amanda disse...

Nossa to vendo aqui que 90% do povo aflito aqui é mulher, pois é amigas sou mais uma aflita :) rsrs mas to confiante

Marga disse...

Caramba! Aff!!!!
Parabéns pelo post, muito legal!!!
Faço a minha prova amanhã. Estou confiante, mas ainda erro coisinhas. Acho que é ir lá mesmo e fazer para saber. Vale as dicas sim, mas só depois vou dizer se é fácil, difícil ou muito pelo contrário. Quero ficar calminha e atenta. Senhor Deus, agora é com vc, já fiz a minha parte. Ai ai, ai.

Danih disse...

Amei o post, a prova em SP é um pouco dferente, pelo que ja vi parece ser a mais fácil do país, esse negócio de olhar pra fora do carro aqui não pode...enfim minha prova é amanhã...21-07-2011 e imagina só 'diferente' dos outros estou muito anciosa...kkkkk afff mas estudei muito, jah dirio a 3 anos, e fiz as 20 aulas pra esse dia, num é possível que eu reprove ( aí meu DEUS )...Amamhã eu volto aki e conto como foi...bjo

Danih disse...

Passeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.........Nossa que felicidade, mau me contive na hora...
Bom minha prova foi na Av sena Madureira, Vila Mariana SP, e graças ao meu bom DEus foi tudo maravilhoso ( porcausa do resultado final é claro ..rsrs), Mas eu tava muito nervosa, mas ao via a hora de tudo aquilo terminar logo, bem dos 8 alunos na minha auto escola 2 ( eu + um ) já dirigiamos e não fizemos " acordo ",enfim os que fizeram acordo lógico passaram, e nós estávamos na apreensão, muitos q foram pela 1ªvez tbm passaram, o segredo é : - IR BEM NOS TREINOS, OU SEJA BEM DEMAIS, PARA QUE NO DIA 'D' VC POSSA SER PERFEITA ! - E TENTAR CONTROLAR A ANCIEDADE, EU SEI QUE É DIFICIL, SEI MESMO , MAS DÁ...

- Eu fique junto com o pessoal q tava esperando e quando ia passando os q já haviam feito o teste eu ia perguntar como era o fiscal, ond tinha errado ..enfim..tudo que eu pudesse pegar de experiencia.

- DICA: se errar na 1ª tentativa da baliza, não se desespere, se viu que o carro tá errado já páre ali não tente concertar pois o risco de bater no cone é de 99% então se viu q tah errado, volte e tente de novo, respire fundo e pense como vc quer vencer tudo aquilo... dos 15 que tava no meu grupo uns 4 aconteceu isso e conseguiram passar, outros se desesperavam e não tentavam e desistiam...

Parece uma eternidade a espera mas a prova em si num demora 4 minutos, GRAÇAS A DEUS, fiz tudo certinho, acertei na baliza de prima, fiz tudo certinho, meu problema como já dirigia era pisar na embreagem 1º que no freio e na hora dá um nervoso...q tinha medo de me desconcentrar e errar, GANHEI UM pontO FALTA LEVE...pisar inequadamente no freio..num sei direito o que era mas nem importa mais eu passeiiii ... ah seja simpático dê sim bom dia mostre a ele q vc é unico que não é mais um ali e mostre o seu melhor...foi com esses pensamente q passei, disse pra mim mesmo eu DIRIGO A TEMPOS , TRENEI PRA ISSO ENTÃO EU VOU FAZER O MEU POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL EU DEIXO NAS MÃOS DE DEUS ! E deu certo.

Parabéns aos novos motoristas, e boa sorte aos que vão passar por esse processo.
bjo a todos

Simone Santana disse...

Voltando pra dizer que passeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii. Foi tenso.Não foi fácil não. Primeiro pq fiz meu último treino real em abril e minha prova foi marcada para julho. Tava sem grana pra fazer treino extra, na verdade, eu não achei justo gastar mais dinheiro com isso e fui na cara e na coragem mesmo... vi um vídeo muito bom no youtube, tá no meu blog, e fiz treino virtual mesmo. Boa Prova para todos, controle os nervos q dá tudo certo. Quer saber como foi a minha prova? Visite meu blog e deixe o seu comentário, o vídeo do treino virtual q eu fiz está lá: www.blogdesimonecruz.blogspot.com

jani disse...

ola amigos, vou fazer a minha prova pela segunda vez no dia 4 espero venser o nervosismo, comto com o pensamento positivos de todos, orem por mim para que tudo de serto, em breve darei noticias

Anônimo disse...

kkkkkkkk estou aqui rachando o bico, vc escreveu tudo certinho, segundo o que as pessoas falam, mas escreveu de uma forma que nao tem como nao dar risadas, tipo " PASSEI PORRA" ou "NAO ESQUECE A PORRA DA SETA"

Milena disse...

Tbm ri muito de vc... Li tudo com muita atenção e nervosismo, claro. Mas quando chega no final... kkkkkkk impossível não rir... mas valeu pra me tirar um pouco do nervosismo. Estava lendo, tremendo e querendo chorar tbm tudo de nervoso. Minha prova é na próxima sexta, dia 26/08... Ai que medaaaaa

Habilitaçao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Habilitaçao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Habilitaçao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Habilitaçao disse...

Fiz a minha prova hooje de manha..
fiquei reprovado pq nao olhei antes de sair com o carro e esqueci da seta ..poooxa eu sei tudo e tal mais na hora é mt pressão mais agr é correr pq meu processo vence dia 14/09/2011 e ja estamos no dia 23/08 ..
mais vou fazer tudo de novo e passar se Deus quizer .quando eu fizer denovo eu retorno aqui . abçs

Alyne Borges disse...

Bom ainda estou nos primeiros passos, dia 26/08 é a minha teórica ainda, mais COMO TODO MUNDO, o nervosismo e a ansiedade insistem em tentar me atrapalhar, tanto q fico horas procurando na net sobre o assunto, kkk.
E por sinal esse post (Pra mim) foi um dos melhores que achei, mto interessante com detalhes de coisas q já sabemos, mais como li ai na hora ficamos tão nervosos que isso nos atrapalha.
Enfim Meus parabéns á qm já passou e ao Autor deste Post. Acreditem tirou-me algumas duvidas e por fim me deixou bem tranquila.
Qdo for a prova pratica e eu por fim PASSAR, que estou confiante. voltarei aqui e postarei.
Bjãão á todos!

Sandra Paula disse...

Bom dia!!! Adorei sua postagem, cheguei a chorar, vou fazer pela 4° vez, fiz as 3 primeiras 9 anos atrás, na última quando tentei pela 2° vez o examinador riu da minha cara, fiquei nervosa e me dei mal, criei um bloqueio, minha prova é dia 29/08, depois de 9 anos vou tentar de novo, preciso da minha carteira para concurso público, sei tudo faço uma baliza em menos de 2min, mas tenho de trabalhar meu psicológico. Sei que vou passar. Bjs

alinegb disse...

Olá,
reprovei a prova hoje pela 1 vez... eu estava muito confiante fiz muitas balizas ontem e deu tudo certo na hora o nervosismo atrapalha muito. Resultado esqueci a seta pra entrar na baliza e o examinador (que era um grosso estúpido) falou teve erro esqueceu a seta, pronto pra mim ali foi o fim fiquei mais nervosa ainda porém consegui estacionar certinho mas pra sair me preocupei tanto em olhar pra fora que deixei o carro morrer ai o cara já siau do carro me dando tchau, fiquei mtu mal !!
A dica é não escute muito os outros candidatos, vá atento ao seu exame...eu fui ouvir muitas opiniões ai deu confusão na minha mente... é isso espero que eu passe na 2ª e boa sorte pra todos

vmsferreira disse...

Farei minha prova dia 29/08, estou um pouco apreensiva, mas meu instrutor,da CFC Abolição, me passou muita confiança. E como demorei para marcar minha prova, aproveitei e fiz mais alguns treinos. Um detalhe a mais para quem vai fazer a prova: QDO FOREM TROCAR DE FAIXA (PISTA), NÃO ESQUEÇAM DE OLHAR COM VONTADE PARA OS RETROVISORES. Pois os examinadores estão pegando no pé com relação as olhadas rápidas. No mais, é controlar o nervosismo. Para quem vai fazer a prova, muita boa sorte e paciência.

Milena disse...

Infelismente não consegui passar... Fiz baliza muito rápido, fui bem e na hora do percurso, deixei a roda encostar no meio fio... Mas vou fazer de novo e, em Nome de Jesus, vou passar. O segredo, realmente, é se manter calmo... É muito difícil, mas tem que se esforçar. Boa sorte a todos. A minha prova foi no Fundão/RJ

jani disse...

oiiii, fiz a minha terseira prova eeee passssssssei, fiz dia 2 e so manter a calma e tudo da serto, boa sorte para todos que estao passando ou vao passar por esta etapa, tenhao fe em deus que tudo da seto

Lu Bijus. disse...

Nossa minha prova vai ser amanha, pela tarde , ate que nao estou nervosa espero que eu possa me controloar kkkkkkkkkk!

CRSAB_Alvarenga disse...

Cara, esse teu artigo exemplifica muito bem o que é o processo da prova prática.
Você já fez tudo aquilo umas 500 vezes, sabe o que tem que fazer, porém só faz o que não deveria.
É puro fator psicológico.
Essa prova é covarde e injusta. A margem de erros poderia ser de pelo menos 6 pontos ou a taxa de reprovação poderia ser mais barata.
Essa margem de erros pequena e o alto valor da taxa, mexem com teu psicológico.
É preciso muito sangue frio e muita concentração pra suportar.
Mas na próxima, Em nome do sr. Jesus eu vou passar!
Abçs!

Maicon disse...

- Oii galerinha, estou vindo aqui compartilhar a minha felicidade com vocês, HAHA pois é, hoje fiz meu primeiro exame prático e PASSEI de primeira graças a Deus, agora só fazer aula de moto, passar e correr pra permissão HAHAHA e ser um excelente motorista. - Desejo que todos passem também, sorte ai :D

Felipe Cabral disse...

Minha prova é amanhã e estou extremamente nervoso =/
Comprei um pacote com 2 aulas práticas, fiz uma hoje e farei outra amanhã antes da prova, pq senão num tem jeito... Espero voltar aqui amanhã com uma boa noticia!! Boa sorte a todos!!!

Daniel disse...

To Ancioso minha prova é amanhã também kkkkkk

Lucy disse...

Nossa...fiquei ansiosa só de ler as experiências contadas aqui. Estou nas aulas práticas, ainda não fiz nenhuma prova. Mas, já estou começando a me preocupar, pois não dá pra ficar adiando muito. Já fiz 22 aulas e acho que não aprendi nada. Lendo suas dicas tive certeza do que já desconfiava...não aprendemos a dirigir na auto escola...aprendemos um monte de regrinhas pra passar na prova. Aqui na minha cidade (Regiao Metropolitana de Belo Horizonte) è cobrado baliza (ainda não é com cone, Graças a Deus), Controle de embreagem em aclive e declive, ré alinhada e um percurso lotado de paradas obrigatórias, rotatórias e passagem de nível. Já viu né? Por enquanto, não tenho condições de fazer a prova...pretendo fazer pelo menos 40 aulas. Vou procurar manter a calma (coisa difícil, pois sou bastante ansiosa) e partir com a certeza da vitória e seja o que Deus quiser...boa sorte pra todos nós!

moises chocolatte disse...

obrigada ,pela força, eu consegui passar hj na prova , e esse texto me ajudou muito . valeu !!!!!!!!!!!!!!!

alzenir disse...

Nossa estou super ansiosa pois faltam apenas 3 aulas para marcarem a prova prática aqui no Detran de Brasília é minha primeira vez espero que consiga
aqui não tem baliza só garagem, eu consigo fazer bem mas tenho um pouco de insegurança no percurso.Mas espero que eu consiga passar e quem for fazer a prova tb boa sorte e que Deus nos ajude.....rsrs

Mateus disse...

Hoje fiz a minha prova no Piscinão e foi tranquilo, deixei o carro morrer na ladeira, perdi 2 pontos mas passei!

essa foi a minha 2° prova, agradeço muito o autor desse post, você me ajudou muito.
quando acabei a prova e peguei meu renast, eu chutei os cones e gritei paaassseeii!!!!! uhulll

Boa sorte para os que vão fazer, e Parabéns pra quem VENCEU esta etapa super tensa.

:D

LMady disse...

Amanhã é a minha 3ª prova prática,o que eu penso da maneira do DETRAN avaliar os motoristas:

http://lcmady.blogspot.com/2011/05/transito-brasileiro.html

Boa sorte pra mimmmm.

Correção disse...

Nao sei como vc passou, esta ensinando errado, depois que arrumar td e antes de ligar o carro o sinto de segurança é o mais importante sem isso ninguem vai passar. (y) corrigi la

Prova Detran disse...

Essa vai ser a segunda vez que vou fazer a prova pratica na primeira prova eu fiquei muito nervosa e acabei queimando a faixa agora vou fazer outra e estou muito nervosa e preocupada eu precisso de sorte nesse momento e que eu consiga superar o meu medo e nervosismo eu estou pensando positivo que vou conseguir vou passar
bjss

alzenir disse...

Fiz minha 1ªprova prática dia 03/12/11, estava muito nervosa mas com muita fé em Deus eu Passei,quando olhei o resultado no site do Detran "Aprovado" eu sai gritando pela casa passei,passei...foi muito engraçado, errei algumas coisas como apagar o carro mas graças a Deus deu tudo certo com 5 dias chegou minha permissão e no mesmo dia já fui para meu trabalho estou amando.
O mais importante é sempre acreditar que somos capazes e que Deus está do nosso lado sempre pois sem ele não somos nada...bjos

Drika disse...

OLÁ PESSOAL ACABEI DE VOLTAR DA MINHA PROVA!
PASSSSSSSSSSSEEEEEEEIIIIIII!
GENTE A UNICA DICA É PEDIR Á PAPAI DO CÉU QUE ELE TE ATENDE!
MANTER A CALMA É IMPOSSIVEL SÓ O NOSSO PAI QUE PODE NOS AJUDAR!
PEÇA A ELE QUE PONHA EXAMINADORES CALMOS!
ESSA FOI A MINHA SEGUNDA PROVA É SÓ PASSEI PORQUE PEDI MUITO A DEUS!
PASSEI MUITO MAL AO VOLANTE MESMO ASSIM ELE ESTAVA AO MEU LADO E PAAASSEEIIIIII!
MUITÃO FELIZ!
SIGA ESSA DICA QUE VCS PASSAM
BOA SORTE A TODOS QUE PAPAI DO CÉU ESTEJA COM VOÇÊS!

Ana Claudia disse...

Fiz a temida prova prática do DETRAN. Passei!!! Queria agradecer ao autor desse blog por disponibilizar de forma clara, algumas dicas para quem vai fazer esse exame. Com certeza, é esclarecedor em vários pontos. Mas uma coisa é certa: essa prova realmente não prova nada. É acima de tudo, um teste de auto-controle. Tem que segurar o nervosismo siimmmm!!!. Tente fazer a prova o menos tenso possível. No meu caso, fiquei mascando chiclete o tempo todo. Foi o jeito que encarei a ansiedade e segurei o estresse...rsrs. Coincidência ou não, isso me acalmou e passei de primeira.

allan.barrosc disse...

Olá pessoal, semana que vem, dia 29/02/2012 faço minha prova. É a segunda vez que farei e realmente é muita adrenalina, a perna treme muito, mas dá pra passar. Na primeira vez que fiz, fiquei reprovado porque esqueci a seta 2 vezes durante o percurso.

annec.o.f. disse...

Olá pessoal,fiz minha prova hj,por um lado tive uma sorte peguei garagem,mas ñ soube aproveitar.Não estava muito nervosa pelo contrario estava muito confiante,o q m atrapalhou bastante,e ainda pra completar peguei um examinador gente ruim,começei ,mas quando vi q estava indo torto coloquei um pouco pra frente pra continuar dando a ré, ai o fiscal disse,olha tem q voltar tudo de novo,só porq fui dar uma ajeitada,sem contar q o tempo ja estava mais da metade(aqui são três min.)quando ja estava pra terminar ele disse acabou o tempo.Fiquei p da vida.Ele ñ podia deixar eu terminar ,só faltava pouco.Mais é assim msmo DEUS sab o q faz,é porq ñ era a hora.Fiquei com muita raiva,estava indo tão bem nas aulas...agora esperar 15 dias pra poder marcar novamente.Com Fé em DEUS vou s sair bem na segunda.

Edson Gouveia disse...

Muito boomm

Kelly oliver disse...

Oi gente, fiz minha primeira prova prática dia 10/03/12, e passei graças a DEUS. Eu fui muito mal por causa do nervozismo e só ficava pedindo a Deus porque era o único que poderia me ajudar naquele momento, meus examinadores foram dois anjos que me diziam o que fazer na hora, eles não ficaram fazendo pressão, pelo contrário, ficaram me dando dicas de como fazer a baliza e o percurso, mesmo fazendo besteira por conta do nervozismo(esquecer o freio de mão acionado ao sair da blz, esquecer de dar ceta, entre outros)EU PASSEI. FOI DEUS QUE AGIU NO MEU CASO, BJS E BOA SORTE PRA QUEM VAI PASSAR POR ISSO *.*

bia disse...

qual o valor deste ano 2012, para fazer a prova pratica denovo se reprovar?

Priscila Rodrigues Make Up disse...

hahahahaha chorei rindo... é bem isso, vou fazer a minha semana que vem, e tu faz 500 vezes a mesma coisa é uma decoreba na verdade, como vc disse vai aprender depois... mas muito bom adorei... bjus

Karla Carvalho disse...

nte vou pra minha quarta prova, faço tudo certo nas aulas mas na hora da prova erro a baliza, poxa preciso muito passar pra não vencer meu processo :'(

Vicmendon disse...

Caramba! Quase dois anos que fiz esse post, hoje venho aqui por acaso e tem tantos comentários. Fico feliz por ter ajudado algumas pessoas, pelo menos! :D Parabéns aos que passaram e muito boa sorte aos que ainda a farão! ;p

Deus eu te amo disse...

Eu imprimi esse artigo e lii ele 500 vzs, rssr igual eu fiz com as provas teoricas, rsrsr , então fiz do msm jeito rapaz foi perfeito,só q mudei um cosa la no final em vz de dizer PORRA PASSEIII eu fiz o contrario, eu disse assim: Jesus paseiiii, obrigado meu Deusss! Parabéns pelo post, ele é td de bom, bom dia a todoss!

Mary disse...

Bom gostei muito desse blog,estou na 12aula,minhas ultimas aulas serão semana que vem,ai já marco o exame no Detran,na Baliza eu estou indo bem,só tenho que ter mais atenção com todos os obstaculos nas ruas e dar a seta pra esquerda,mas já coloquei nas mãos de Deus...onde nossa mão não alcança a de Deus alcança...

César Sacer disse...

Muito interessante esse post! Estou indo para 3º prova prática do Detran, psicologicamente abalado pela duas outras tentativas. Das duas vezes que eu fiz consegui pegar examinadores ótimos mas deixei meu nervosismo falar mais alto que a minha concepção de saber fazer aquelo muito bem! Resolvi descansar em Deus e sei que ele vai me abençoar nessa terceira tentativa e louvarei a ele! Daqui uns dias eu volto aqui pra contar meu testemunho! Boa prova também para aqueles que também vão enfrentar os examinadores.

César Sacer disse...

Estou de volta.
Neste ultimo sábado que passou dia 12 de maio as 10:00 hrs da manhã fiz minha terceira tentativa da prova do prática Detran e PASEEEEEEEEEEEEI! Estou muito feliz, uma sensação leve, livre de auto-escola. Gente sei muito bem o que você estão sentindo pois se vocês perceberem no meu comentário a cima também estava na mesma situação. Não desanimem!
Dicas:
- Acredite em você mesmo, já que nos treinos faz tudo certo.
- Se possível faça uso de comprimido de calmante contra ansiedade, irritação, insônia etc. Eu usei o RITMONEURAN.
-Procurei não observar os exames de outras pessoas antes de você.
-Acerte os pontos da baliza sem pressa p 4 minutos é muita coisa
- Lembre das outras vezes no que vocês erraram e faça com mas atenção, mantenha a calma e fale pra si mesmo " é possível, pode ser feito então eu farei!"
-Antes de rodar a chave ore de sua forma,entrega nas mãos de Deus e esqueça quem esta do seu lado e atras. Que Deus dê a você a mesma felicidade que ele me deu, pois foi fiel ao que prometeu como sempre!

Facebbok: http://www.facebook.com/cesarsacerjr

Rach disse...

Ri muito do César dizendo que tomou um remédio!!! rs Fiquei até tentada a tomar pq sou muito ansiosa e estava morrendo de medo disso afetar em alguma coisa!!!
Fiz a minha na quarta passada (16/05) e passei! Foi de primeira!!!

Comigo teve sinal fechado, carro se jogando na minha frente e buracos na baliza(2, bem na posição das rodas traseiras!).

Sobre os buracos, foi bom eu ter visto antes de entrar no carro, mas confesso que quando caí neles nem me liguei! Isso pq eu coloquei o carro muito pra fora. Quando a senhorinha falou isso, eu dei aquela respirada fundo! Cheguei o máximo pra frente e, girando o voltante todo pra direita e depois a outra metade pra esquerda, acertei ele! Quando me disseram que podia sair, dei ré e engatei a primeira! Só não sabia que estava dentro dos buracos! O carro deu aquela descida, né?! Gelei pela segunda vez porque achei que tivesse batido na baliza. Olhei pra marcha pra ver se tinha engatado a ré no lugar da primeira! E não, era a primeira mesmo! Achei estranho e tentei de novo e... mais uma descida!!! Foi aí que acelerei mais (bom de se fazer a baliza acelerando!) e ele saiu!!!! MALDITO BURACO!!!! #ficadica

É isso!!! Gostaria de agradecer muito esse seu relato!! Aproveitei e comentei sobre a minha prova também aqui! Assim são dois, né?! Mais uma vez, obrigada, viu?!

Bjs

quem vigia os vigilantes disse...

mongoloide

SIMPLES FOTOS disse...

Hoje foi o meu primeiro exame!!! bombaaaaa!!! fiquei muitoooo nervosa dois examinadores, pressão total, até que eles eram educadinhosss...mas fiquei muitooo nervosa, valeu a experiencia , da proxima eu passo...se deus quiser!!!!uffff...

ponto xik disse...

vou começar a fazer as aulas de direção,na teórica acertei 29 percuntas em 8 minutos,mais agora que é o pior,estou com muita fé e força de vontade mas que da um certo medo da,mais aí vou enfrente custa o que custa,tenho 48 anos não entro em nada para perde bjsssss

Unknown disse...

MUIT BOM, MAS O NEGOCIO DE BALISA É MUITO COMPLICADO TOU COM MEDO E ACHO Q NAO VOU PASSA :(

Vicmendon disse...

A baliza realmente é a parte mais complicada, Joana, mas é só ter calma que passa tranquilo. Tenta fazer uma aula um dia antes e ir relaxada.

Boa sorte! :D

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Minha prova é quarta e os nervos a flor da pele, na ultima aula fiz tudo certo, mas tenho medo de o nervosismo tomar conta na hora e esquecer algo.
mas vamos ver no que vai dar.

Regiane disse...

Nossa muito tenso!! hoje foi minha primeira prova prática... tava muito nervosa. acabei esquecendo a seta duas vezes,uma na baliza e outra no percurso. agora é esperar a segunda prova e ficar mais calma.

Unknown disse...

boa tarde a todos,minha prova é sexta feira no fundão e estou muito nervoso,fiz uma aula hoje mas parece que eu não aprendi nada.
esqueci as seta duas vezes e também não coloquei a ré corretamente.
é minha primeira prova e já tenho a certeza que vou tomar bomba ou seja reprovação,se fosse hoje já era.
dificil vai ser pagar de novo e falar para minha mulher q.acredita que estou indo bém,rsrsrs
estou tão tenso q.sinto muitas dores nas costa.
peguei todas as dicas na internet e vi o video das aulas no you tube varias vezes mas isso não mudou nada na minha vida continuo errando.
acredito que agora só um milagre de deus pra fazer eu lembrar de tudo q.o instrutor me ensinou com muita dedicação.
eu volto pra dizer como me senti na hora e pra dizer pra vcs.o que eu já sei só não confirmei ainda.
no inicio das aulas praticas eu estava indo muito bém não sei o que aconteceu,abraços a todos

bigne disse...

Amanha faço a 12 aula de direção.
A baliza q o instrutor manda e fazer na rua mesmo, com carro de verdade;
Ate que estou me saindo bem..
Mas to com medo do controle de embreagem na rampa. Parar o carro sem utilizar os freios.
Não sei se demorar uns 2 segundos ate parar o carro vai me reprovar..No resto acho q to me saindo bem..

Unknown disse...

hoje um dia infeliz para mim,fui reprovado na prova pratica no fundão.
motivo das faltas fazer uma curva abaixo de 30km.em terceira marcha perdi 2 pontos.
o outro quando entrei na curva na pista do meio conforme orientação do instrutor a avaliadora disse que eu não sabia se ia para esquerda ou para direita.
mandou eu encostar o carro e sair e ir para o banco do carona e disse vc. foi reprovado.
não questionei nada entreguei na mão de deus só o que estava ao meu alcance.
aqui vai a minha opinião se é que posso falar ou escrever sobre isso,fiz uma otima baliza não errei as marchas nem esqueci as setas olhei para fora do veiculo na saida da baliza e nas curvas não ultrapassei a velocidade e também não tive duvida se eu ia ficar na pista do meio ou se ia para esquerda ou para direita.
enfim são as palavras delas contra a minha,sém chance para mim espero que deus seja justo não só com migo mas também com elas.
fiquei quase um ano batalhando para chegar esse dia e derrepente tudo acaba em quase 10minutos.
e tudo aquilo que vc.fez batalhou foi embora num piscar de olhos muito triste isso,quanta gente chorando uns de felicidades outros de tristeza e assim a vida continua.
vi meus amigos dando aquele abraço no nosso instrutor comemorando,eu também abracei ele e disse vc. é um otimo instrutor um cara nota mil fiz o que vc. me ensinou muito obrigado,entendi que nem tudo depende dele ou de mim.
as pessoas que estão avaliando são pessoas de carne e osso elas também falha.
sai com minha conciencia tranquila que dei o meu melhor naquela prova,acho que ainda tenho uma chance de tentar mas uma vez,mas meu processo do renach está vencendo eu não tenho essa grana para pagar.
mas fico feliz por te chego até o final.....momento esse agora que eu to me sentindo muito triste pensando em varias coisas ao mesmo tempo e não consigo fazer nada...espero poder voltar aqui com palavras mas bonitas e alegres com a minha vitoria..abraços

Unknown disse...

Meu caro amigo Lucio Heleno,estou passando pela mesma situação.nao me conformo gastar quase um ano ao todo me preparando pra tirar habilitação e no final colocar tudo a perder em menos de 5 minutos no meu caso.e sim,perdi.meu primeiro exame foi por água abaixo,toda minha preparação,dedicação e esforço...tudo em vão.as ultimas aulas de direção simplesmente perfeitas e me deixaram mais confiante q nunca.quando fui pro exame e o examinador começou a falar nao saia nada.mesmo eu olhando pro retrovisor ele falava como se eu nao tivesse olhado,mesmo virando a cabeça pra ele ver eu olhando mesmo.enfim,de qualquer forma levaria reprovação pq falhei dimais,a minha indignação nao é com ninguem a nao ser comigo mesmo.ia muito bem mas no exame fikei nao tenso e nervoso que nao saia nada.nunca pensei q fosse fikar tao descontrolado emocionalmente.vc pelo menos errou pouko pelo que falou.eu sabia tudo e nao fiz nada q prestava direito.auto estima vai la em baixo,eu sabia como fazer mas nao consegui fazer quando precisei pra ser aprovado.puto cmg mesmo.sentimento de incapacidade.bom,eh isso.que tenhamos sucesso na proxima.valeu,me identifiquei muito com seu desabafo e deixo aki o meu tb.tomei pau no primeiro exame e foi quinta passada agora 28/09.fui

Unknown disse...

Olá, também levei pau na prova prática dia 04/09/12. A coisa mais ridícula, esqueci de dar a seta pra fazer baliza, depois fiz a baliza perfeita. Só que fiquei pensando na bendita seta e esqueci o maldito freio de mão e fiquei reprovada.Treinei muito, estava preparada, mas o nervosismo me dominou e isto não é bom. Bem, ontem fiz a segunda prova e mais uma vez levei pau. Fiz baliza perfeita e deixei o carro morrer duas vezes. Os examinadores foram educados, o problema sou eu mesma que não consigo. Entretanto não vou desistir e no próximo mês farei de novo, o ruim é pagar 388,00 cada vez que fica reprovado. Não desisto, no dia que conseguir a CNH, vou dar uma festa. Boa sorte à todos!

carlos henrique disse...

hsushsushsuhsus ..
fiz a prova sexta feira passada , é mt facil . tudo que vc treina na auto-escola voce faz lá , a única diferença é que vai ter um cara do seu lado olhando ..
mas é só manter a calma e prestar mt atenção que voces conseguem ..

se vc ja direge é mais facil ainda só não ter costumes ...

é mt mt facil só prestar a atenção !

Unknown disse...

Vida que segue mas uma vez reprovado,estou ficando cada dia mas preocupado com migo mesmo.
Dessa vez nem sair da baliza gostaria de tomar um tiro de tranquilizante pra ver se eu fico mas calmo.
Momento ruim na minha vida nunca tremi tanto de nervoso como nessa segunda prova.
Tem horas que eu fico perdido sem saber o que fazer.
A luta continua rumo ao objetivo,as vezes fico pensando com será minha reação quando eu passar nesta prova.
Meu instrutor nova mil sempre tentando me ajudar é do que um amigo.
Tenho que limpar minha honra e fazer valer toda essa luta,marlon Inácio espero que vc.tenha mas sorte do que eu,pq.vou agora a minha terceira vez,
Mas não foi culpa dos avaliadores e sim culpa dminha mas ainda tenho a última chance nesse renach e estou indo para vencer.
É questão de honra e eu não vou desistir.
Amigos boa sorte para todos que estão passando essa mesma situação que eu.
Grande abraço e volte para dizer como foi a aprovação de vocês.

Unknown disse...

É galera!! hj eu fiz minha prova pratica e PASSEI Graças DEUS!! Pra quem esta desanimado por ter reprovado, fica não "pq eu reprovei 2 vezes e o pior de td qe todas as duas fiquei na bendita baliza". O mais frustante era qe eu sabia balizar, mais na hra o nervoso é tão grande qe acabamos errando. Na 1ª vez eu errei os sentidos das setas, errei pra entrar e pra sair, na 2º eu encostei um pouquinho no ferro "nao derrubei a baliza", mais encostei. e na 3ª enfim passei!! Perdi 1 pontinho!! Mas galera pensem, VCS VÃO FZR APENAS O QE JA SABEM! DEUS ilumine a prova de vcs. Abraços!

B. disse...

Hoje eu pude gritar logo cedo um PASSSEIIIIII o//// hahahaha... Graças a Deus, porque o nervosismo estava me consumindo. Eu só fiz uma cagadinha na baliza por ter deixado um pouco distante do meio fio, tudo isso porque na hora de chegar achando o primeiro ponto eu fiquei com medo de bater na baliza de fiquei uns 2 palmos a mais de distancia, enfim, usei minhas 3 chances pra tentar arrumar, mas na hora o raciocínio é zero e eu não lembrei de como estercer pra dentro, mesmo assim, depois de usar minhas tentativas e completar o examinador veio até mim e disse: E agora, você acha que ta bom?.. Eu com a maior cara de choro e de nervosa disse: é, acho que sim :/.( foram os segundos mais longos da minha vida pedindo pra Deus não deixar ele levantar o papel pro alto e chacoalhar/me reprovar) até que ele olhou pra mim e disse: pode ir pra fila do percurso e boa sorte obs. com um sorriso no rosto. Bastou isso pra me fazer relaxar! E o resto foi super de boa. Entrei no carro o examinador me disse bom dia, já disse onde que tinha que virar, me desejou boa sorte e eu fiz perfeitamente bem. Tenho que agradecer ao meu instrutor que por eu ter ficado um tempinho do ultimo dia de aula até o dia do exame, me fez fazer o percurso numa outra rua pra eu relembrar. Estou com o sorriso de orelha a orelha desde cedo, passei de 1ª. O negócio é respirar fundo, cantarolar uma música, pensar que você fez muitas e muitas vezes a mesma coisa antes de estar lá, ter pensamento positivo, não prestar atenção no que os outros estão fazendo, se acreditar em um Deus(sei la né, são varias religiões) conversa com ele enquanto espera e não se deixe abalar. Antes de eu ir pra fila da baliza ouvi um examinador gritando com a pessoa que tava no carro da frente que invadiu a vaga, meu corpo inteiro tremeu por medo de ter feito alguma cagada, mas foi aí que cantar me ajudou haha.... ENFIM (:

Unknown disse...

Finalmente, minha vez de comentar! Apesar do post estar antiguinho já, continua bem ativo, então acho que vale compartilhar a experiência ;)
Fiz a prova hoje, em sp, no circuito da Vl Alpina, e passei. Foi a minha segunda tentativa. Na primeira vez eu estava tranquila e confiante, mas peguei um examinador malvado que passou a caneta vermelha em geral. Fiquei arrasada, voltei chorando pra casa, hahaha.
Depois disso, minha prova demorou mais de um mês pra ser feita de novo, porque antes era final de ano e o Detran entrou de férias.
Muito bem, vale salientar que TODOS os finais de semana antes da prova, eu voltei ao local com meu próprio carro (carro de auto escola não pode rodar lá) e fiz o percurso umas 90x, até cansar e ficar mecânico, simplesmente porque pagar a prova uma terceira vez não estava nos meus planos.
Beleza, chegou o dia, eu tava MEGA nervosa.. sabem como é, gato escaldado tem medo de água fria..
Fiquei pedindo pra Deus pro examinador ser gente boa, outro igual o primeiro eu simplesmente não ia aguentar, detesto grosseria, e já estava uma pilha também..
Chegou minha vez, fui a última (ordem alfabética :\), entrei tremendo no carro.. hahaha. Aí o examinador MEGA gente boa disse pra eu me acalmar, perguntou se era a primeira vez e como era a segunda, ele disse pra eu relaxar pq já conhecia o caminho e não tinha como errar.
Beleza, lá fomos nós. O fofo do examinador foi conversando comigo, perguntando sobre a minha graduação, sobre a minha vida, se eu já tinha carro, falando que tinha filhos da minha idade, enfim. De repente.. tcharam! Aprovada, fiz o percurso perfeito, não esqueci nenhuma seta, nada. Sem dúvidas graças à Deus, ao bom profissional que estava ao meu lado (pq né gente, se todo examinador fosse assim, ng reprovava!) e aos meus treinos também.. hahaha.
Sexta-feira minha carta chega e eu paro de andar de carro na ilegalidade, uhh \o/

Boa sorte pra quem vai fazer. Se for com calma, dá pra fazer o percurso tranquilo, pagar pra passar nessas provas é um absurdo, de tão fácil que é..

P u d i n g disse...

Fiz minha prova esses dias no Jardim Arpuador, Zona Oeste de Sp (perto da raposo tavares), sao poucas as auto escolas que fazem la. O lugar é terrivel, matagal, buracos, entulhos. O percurso é tranquilo, uma simPles volta no quarteirao.

Fiquem atentos pois em sp as coisas sao bem diferentes do que no Rio e em outras cidades, fale sempre com seu instrutor para nao se confundir com o que le na internet (baliza la por exemplo, sao 3 tentativas, nao 4 minutos).

Percurso é realmente chato, ha duas placas de pare, e uma com faixa de pedestre. Preste atencao nessa ultima para nao rodar, parou em cima da faixa é reprovado!


Consegui passar, Errando a primeira baliza e morrendo uma vez! Foi por pouco, mas o nervosismo nao ajuda nem um pouco. Boa sorte pra quem vai fazer.

Ah e se alguem for fazer nessa regiao, de uma olhada pelo google street view o percurso, comeca na Rua Paolo Agostini, eh uma volta no quarteirao, passando proxima a rodovia.

Unknown disse...

Vou faze hoje e estou muito confiante, a ansiedade está me matando.Eu tenho uma aula bem antes da prova as 07:00 A.M. e a prova é as 08:00. Por isso que estou tão confiante, mais não consigo dormir.Espero que essas dicas possam me ajudar na minha 1* e última(se Deus quiser) prova prática...Acredito que aqui em Goiás não deva ser muito diferente do Rio, me desejem sorte!!! MUITO BOM O POST...PARABÉNS!!

Unknown disse...

Lí esse post antes de fazer minha prova pratica aqui no Detran/DF que foi hoje pela manhã Cheguei lá no horário regulamentado e aguardei juntamente com meu instrutor que me dava dicas e me apoiava,tudo certo fiquei calma e tranquila, passados quase 3 horas de espera meu instrutor mandou ir para o carro e aguardar os examinadores,eles apareceram ejá vi que não eram gente boa,dois senhores de idade, que por sinal já começaram ignorantes,mandando ajustar o carro enquanto queriam que eu assinasse a papelada e prestasse atenção no que ele falava,sai com o carro tudo tranquilo fiz o percusso corretamente,mas em um momento após fazer a conversão o examinador pisou no freio sem nenhum motivo! e começou a mexer no volante e falando pra eu prestar atenção na via Dai já comecei a ficar com raiva e ele mandou eu ligar pisca alerta e utilizar o para-brisa,fiz a conversão voltei pra fazer a Garagem,só que o maldito do examinador não me deixou ajustar o carro direito Resultado,Bati no Cone,ou seja ELIMINADA! fiquei muito chateada e perdi a noção de tudo,parei o carro de qualquer jeito,já tinha sido reprovada mesmo,Sai do carro aos prantos e fui auxiliada pelo meu instrutor,estou muito chateada pois fazia garagens perfeitas, e pelo que vi depois que sai do Detran todo mundo reclama desse mesmo Examinador e foi reprovado quando fez prova com ele,Tô muito mal mas agora é esperar 15 dias e pegar mais umas aulas e rezar pra não pegar esse mesmo examinador boçal.

Unknown disse...

Vlw parceiro isso vai me ajudar muito a passar.

Jéssica Thomaz disse...

Aii, estou nas aulas Praticas, SEXTA agora eu termino ate as aulas noturnas, acho qe estou bem nas aulas, mas estou com medo da prova..
quanto paga pra uma segunda prova em SP(tomara que eu não precise)
Boa Sorte pra vcs! e pra mim :D

gigabytebr disse...

opa minha prova e no fundao dia 18 03 2013 vamos torcer!!!!!

Léo disse...

Fiz minha prova dia 19/03/2013. Agora só estou esperando o resultado que demora até 10 dias (pelo menos aqui na Bahia.

Mandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PRECIOSIDADE disse...

Estou deseperada pois já fiz essa danada dessa prova 3 vezes e não consegui passar.Fico muito tensa,o pior é que não deveria,mas não sei a última que fiz passei a marcha errada ao invés de ré coloquei 1ª, sem dúvida o carro morreu eu não levei dois minutos no carro. Agora escuta nunca tinha dirigido na vida não sabia onde ficava uma buzina,hoje estou dirigindo legal, sozinha,poxa para mim é uma vitória,dei muito trabalho a meu instrutor,mas ele foi especial,parabéns ao trabalho dele agora preciso vencer o medo,eu gosto de andar na lei,tenho que passar nessa bendita Prooooova!!! Socorro!! suas palavras me fizeram sentir melhor.Abraços. Eu posso,eu quero,eu vou conseguir.

Família Projeto de Deus! disse...

Vou fazer a Prova prática pela terceira vez,e o que me blqueou foi a primeira vez que peguei um examinador muito rude,é muito tenso tudo isso.Estarei na tentativa de passar ,nesta terça ,dia 23 de Abril ,seis dias antes do meu aniversário...Pense seria o meu maior presente!Minha habilitação,Deus me abençõo cm o meu carro desde Julho,parado na garagem,ufa e a carteira não chega pq é muito nervosismo entre as situações q aqui já foram citadas. Bem espero em Deus com toda força Dele,do meu instrutor q já é um amigo,apoio da familia e desse blog q é maravilhoso,eu possa dizer ...Passei,foi o Senhor QUEM fez isso!!!Deus há de me dar mais essa vitória em nome de Jesus!!!Só não podemos desistir!!!

Eliza disse...

Aqui em Natal - RN está horrível, um dos meus professores de carro todo dia me perguntava se eu tinha arranjado o dinheiro da propina dos fiscais, eu dizia que não. Tive sorte de fazer a prova de carro com fiscais decentes – isso é raríssimo – passei. Faltava a de moto, não tive a mesma sorte apesar de pilotar muito melhor q dirigir, Reprovada duas vezes, vou fazer pela terceira vez com meu processo faltando 11 dias p vencer, ser reprovada e perder tudo q eu paguei ( a auto escola, aluguel da moto várias vezes, pagamento p refazer a prova várias vezes). Mas certamente desta vez nao irei com os bolsos vazios como das outras vezes. Se tivesse filmagem, câmeras comprovando o acerto ou o erro alunos em prova, essa prática imunda de propina diminuira muito. "Diminuiria" não acabaria pq aqui no Brasil independente do estado a corrupção corre solta. O Detran a essas auto escolas é tudo caça-níquel. Pena q a policia não consegue recolher essas maquinazinhas de roubar dinheiro. NO FINAL DAS CONTAS NÃO PAGAR A PROPRINA SAI MAIS CARO.

Mandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandy disse...

MINHA PROVA PRÁTICA DE MOTORISTA, amanhã!CALMA,FOCO ,FORÇA E FÉ,TODO MUNDO TORCENDO PELA MINHA VITÓRIA EI DE ALCANÇÁ-LA peço todos os dias que Deus no dia "'D"' amanhã dia 10 de maio de 2013 de presente darei a aprovaçao a minha vozinha aque tanto reza por mim e ,nossa senhora ha de estar do meu lado me instruindo e eu com fé em Jesus Cristo ei de passar no meu dia 10 de maio, que seja uma sexta-feira abençoada!mes de Maria mes maio , me conceda a graça que venho pedindo e eu ei de cumprir com minha promessa depois de amanah o dia da aprovaçao! que meu instrutor seja gente boa e me passe, e que DEus esteja sempre comigo, que eu passe na bendita balisa certinha e no percurso!Deus me Dê A CALMA QUE TANTO NECESSITO,eu sei que sou capaz e estou confiante , só peço que esteja bem tranquila Amanhã que seja o mÊs de maio a aprovaçao e que de primeira seja aprovada, deus sabe da minha luta elas tem chegado ao fim, é dia da vitória em DEUS CONFIO! esta chegando ao fim SE Deus quizer nao aguento mais a cobrança! amanha senhor ungi-me com teu poder que seja uma sexta-feira 10 abençoada!eu creio na aprovaçao da minha PPD,(PERMISSAO PARA DIRIGIR) e possa ouvir parabéns vc passou, aprovada, está habilitada, persistir muito e quero muito dirigir carro, meus irmaos me ajudam muito taom sempre me orientando, meus pais me incentivam e os 4 confiam no meu potencial nao quero decepcioná-los, eles tao investindo muito e depositam confiança em mim durante todo o processo, não vou desaponta´-los vou me concentrar, PORQUE Deus ta sempre do meu lado e vai me dá força e calma e concentraçao e eu sei que a graça vai ser alcançada eu quero, eu posso eu vou consiguir! espero e desejo passar e voltar aqui pra agradecer,o blog é muito bom, parabéns pelos posts dá para tirar dúvidas,da pra se imaginar fazendo a prova, e se DEUS BOM PERMITIR VOLTAR no mesmo dia, com a aprovação e dizer finalmente EU PASSEI HABILITADA! Obrigada SENHOR!ah e ao meu instrutor ALAN QUE Me ajuda muito!

Unknown disse...

e hoje e meu exame pratico vou usar as dicas,e depois conto como foi.

Unknown disse...

Elizabeth de Goiania,hoje e meu exame pratico vou usar as dicas,depois conto como foi.

gigabytebr disse...

hehehehehe!!! Hoje fiz minha prova no Fundão e passei!!!! Esse tópico me ajudo muito para poder tirar minhas duvídas e curiosidades da prova... Kra li mais de 50 vezes esse passo a passo... Nota 1000 pra vc por pode ajudar pessoas que vc nem conhece pois isso é o mais legal abração!!!! Boa sorte para os outros candidatos!!!

priscila disse...

Poxa...estou terminando meus treinos mas minha auto-escola esta fazendo a marcação da prova para daqui a três meses!!! Isso é viável?!!

Dineco disse...

Estou com uma duvida, quando eu entro na baliza, e acerto o carro e ando um pouco para frente eu preciso colocar em ponto morto e puxar o freio de mão? ou não precisa?

Dineco disse...

Ví um video na internet o cara falando que tem que fazer este procedimento, porem o meu instrutor nao falou nada sobre colocar em ponnto morto e puxar o freio de mao...

Por favor ajudem...minha prova é amanhã.

Unknown disse...

Precisa sim, vc coloca em ponto morto e puxa o freio de mão!
Minha prova é amanha e com muita Fé sei que vou passar, temosquesempre ter confiança em nós mesmos!

Dineco disse...

Vlw Fernanda,

Achei um video aqui sensacional...

https://www.youtube.com/watch?v=T8a46TTyCI4

A minha é sabado, e estou contando os dias, vc é de que estado?

Dineco disse...

Bopa Tarde galera...

Fiz minha prova no piscinão de São gonçalo hoje e o resultado foi...

É TETRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

pASSEI.....PERDI NENHUM PONTO...

Fiquei muito nervoso mais deu tudo certo...

SANDRO disse...

Pessoal,

Terminei minhas aulas práticas hoje, estou tenso, quer dizer, fiz minhas 20 aulas tenso, minha instrutora é muito grossa, então desde a primeira aula, faço tudo, tudo para ela não me chamar atenção.
Já estou acostumado com a pressão.

Como eu tenho carro, no fim de semana fui treinar lá no fundão no próprio percurso no Rio de Janeiro.

Pessoal é tranquilo demais, façam o percurso todo umas 80 vezes, tem policia rondando, mais é tranquilo.. eles não param.. eles sabem que você está treinando, é claro vá com alguém habilitado, só dirija lá.

Três dicas que eu dou do percurso:

1ª Quando chegar na rotatória que a prioridade são dos outros carros REDUZIR A MARCHA E IR FREIANDO ( pé na embreagem pro carro não morrer), se freiar até para.. não esquece de sair com o carro de 1ª marcha.

2ª Quando chegar no sinal que tem uma ladeirinha, mesma coisa.. vai freiando e quando for sair.. tirar o pé da embreangem devagar!!! miha esposa trabalha lá e já viu muita gente morrendo com o carro ali.

3ª Quando for fazer a curvas de baixa velocidade, ou seja todas, gente reduzir pra segunda marcha.

É isso.. por em quanto.. boa sorte para todos!!!!




Unknown disse...

Nervoso reprova sim, e instrutor ruim também!
Fiz auto escola em 2008, época em que não existia nem biometria, porém a auto escola que fiz fazia com que todos os alunos comparecessem às aulas teóricas o que demorava no processo, tendo em vista que outras escolas dispensam as pessoas da teoria e assinavam no papel que vc tinha feito, nesse época vc só pagava o duda após o fim da teoria. Enfim, a pressa é inimiga da perfeição, eu queria muito a CNH e não havia vaga imediata no celta com um instrutor muito bom e recomendado, com pressa me inscrevi no GOL bolinha. Instrutor ruim, péssimo, enrolão! Resultado: no dia da minha prova ele disse que eu não tinha condições de passar, cheguei cedo para prova e já fiz a mesma bem tarde, vi muita gente ser reprovada no fim do percurso. Fiquei reprovada. Não tinha tempo e nem dinheiro para refazer as aulas, quando eu pude meu processo venceu, chorei muito, gritei, fui na auto escola reclamei do instrutor tanto que tiraram ele.
Pois bem, ano passado entrei na auto escola de novo por indicação de uma amiga, que ela tinha passado de primeira. Fiz as teóricas em um mÊs mesmo com a biometria, fiz a prova passei, estava a tranquilidade. Fiz as práticas, o instrutor muito bom mesmo, aprendi realmente a dirigir, em novembro terminei tudo. Eis que a auto escola ficou enrolada e não marcava a minha prova.....em maio fui lá cobrar e a mesma estava FECHADA!!!!ISSO MESMO!Fiquei muito irritada, no mesmo dia procurei uma outra auto escola, só que mudou o carro, o instrutor, mudou tudo!Até o percurso! O que mais me pega é a ansiedade, a vontade de passar nisso logo e isso me deixa muito nervosa. Sou atenciosa na direção, mas o fato de ser avaliada me deixa bem nervosa, eu estou trabalhando isso na minha mente, só posso ter duas tentativas de passar nessa prova, pois meu processo está perto de vencer.
Meu circuito é fácil, aqui no Rio em Nilópolis, mas sei que a questão não é o percurso em si, a briga é com vc mesmo, com a sua mente.
Vamos ver como será a prova!
Muito bom o texto!

Unknown disse...

GALERINHA,ANTES DA MINHA PROVA PRATICA FIZ VARIAS AULAS NA AUTO ESCOLA TREINEI BASTANTE BALIZA ENFIM CHEGOU O DIA DA MINHA PROVA FIQUEI MUITO NERVOSA,NA HORA DA BALIZA FIQUEI APAVORADA PEGUEI NA GUIA O CARA MANDOU EU SAIR E FAZER NOVAMENTE FIQUEI NERVOSA E DEIXEI O CARRO MORRER RESULTADO FUI REPROVADA FIQUEI MUITO DECEPCIONADA ARRASADA MAS ENFIM FUI PARA A SEGUNDA TENTATIVA GRAÇAS A FORÇA QUE O MEU MARIDÃO ME DEU POIS EU JÁ NÃO QUERIA TENTAR DE NOVO, MAS RESOLVI FAZER DIFERENTE...UMA SEMANA ANTES DA MINHA PROVA MARQUEI UMAS AULAS TREINEI BASTANTE BALIZA,UM DIA ANTES DA PROVA EU COMECEI A PESQUISAR OS COMÉNTARIOS DA GALERA ISSO ME AJUDOU MUITO, FUI DORMIR CEDO E TOMEI UM CHÁ DE CAMOMILA KKKK... POIS ESTAVA MUITO NERVOSA,CHEGOU O DIA DA MINHA PROVA COLOQUEI NA CABEÇA EU POSSO,EU VOU CONSEGUIR CHEGA DE FICAR NERVOSA GENTE NÃO É FACIL CONTROLAR O NERVOSISMO, O NERVOSISMO É O QUE TE FAZ REPROVAR MAS É TUDO UMA PRESSÃO PSICOLOGICA DE VOCÊ SE CONTROLAR,EU FIZ A MINHA PROVA BEM DEVAGAR COM CALMA COM MUITA PACIÊNCIA,RESPIREI BEM FUNDO E FIZ O QUE EU SABIA FAZER AFINAL EU TINHA TREINADO MUITO DEI TODAS AS SETAS SEMPRE OLHANDO NO RETROVISOR TANTO NA HORA DE ENTRAR QUANTO PRA SAIR TAMBÉM O RUIM É QUE NA HORA DA MINHA PROVA COMEÇOU A CHOVER FIZ A BALIZA ENCOSTEI NA GUIA O CARA MANDOU EU SAIR E FAZER DE NOVO RESPIREI FUNDO DEI SETA OLHEI NO ESPELHO E SAI BEM DEVAGAR E FIZ A BALIZA PERFEITA DAI TERMINEI MINHA PROVA E PASSSEIIII..... SEM PAGAR O QUEBRA HEM...SEGUREI A ONDA E MANDEI VER FINGI QUE EU ESTAVA SOZINHA NO CARRO....GENTE EU PRECISAVA POSTAR ISSO PRA VOCÊS POIS FOI OS COMÉNTARIOS DA GALERA QUE ME AJUDOU MUITO, FIZ MINHA PROVA DIA 17/06 E RECEBI MINHA CNH DIA 21/06 É JÁ ESTOU DIRIGINDO É CLARO QUE COM MUITO CUIDADO PARA NÃO TOMAR MULTA POIS ESTOU COM A PERMISSÃO MAS ESTOU MUITO FELIZ POR CONSEGUIR BEIJOS GALERA.....

Unknown disse...

Acabei de ficar reprovada. Depois de fazer 4 balizas perfeitas e dar 2 voltas perfeitas no percurso com o instrutor. Puro nervosismo.
Não sei mais o que fazer pra me acalmar... Tive dor de barriga, enjôo, tudo o que vocês imaginarem...
Talvez ainda tenha uma chance antes do processo vencer. Pretendo tentar, mas a sensação de derrota é muito forte...
Precisava desabafar, obrigada!

SANDRO disse...

então... fiz a prova hoje... e me arrasei...

a vaga que peguei estava cheia de buracos e tinha um descidinha, não quis arriscar e por o carro lá bem perto da baliza para não encostar... quando levei o carro a frente..... TA TORTO, rodei para um lado e para o outro... na verdade não sabia o que fazer..

fiz 800 vezes certa e uma errada.... logo no dia da prova.

Pessoal que vai fazer a prova... peçam que que seu instrutor ensine a você "concertar" o carro!!!! diz.. ta torto pra direita o que eu faço? ta pra esquerda o que eu faço?

Boa sorte!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Poxa invadi a Baliza sem saber que seria ali..mandarão entra fui ...cheguei lá deu branco..Chatiada!
Mas dia 8/07 2 tentativa confiante ...indo com fé ,voltarei prá informar se passei e como foi ,galera!Bom fds...

Quéssia Quélem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vicmendon disse...

3 anos que escrevi isso e até hoje está em alta. Fico feliz por muitos se identificarem!

Como está hoje pra tirar carteira? Mais difícil? Estou meio por fora. ;p

priscila disse...

Parabéns pela postagem, fiz minha primeira prova,mas antes li seu texto. Porém na hora o examinador muito grosseiro, tipo"velho gagá" ja me desestabilizou e simplismente esqueci de cara o freio de mão, (aí ele gritou comigo...) e comecei a tremer sem consegui sair do lugar, quando tentei sair esqueci a seta!!! Revoltante...mas vou tentar novamente e com mais calma!!! Abraços...

Marcos disse...

Minha prova é amanhã, confesso que não estou completamente preparado para prova, com alguns dificuldades que são até simples como a mudança de embreagem, fico com ansiedade pra mudar, e o processo é bem gradativo, e na subida que é uma duvida boba: na hora em que eu liberar o freio de mão Eu acelero primeiro ou solto a embreagem pro carro terminar de subir.

Unknown disse...

A minha e amanha to morrendo de medo!!!

Unknown disse...

Fiz a pro dia 1/08 quinta-feira, é a minha segunda prova estava muito nervoso, mais consegui conclui-lá o resultado sai dia 05/08 amanhã,estou até com medo de saber o resultado e torcendo muito, assim que eu ficar sabendo postarei aqui, pois estava muito nervoso após repetir na primeira prova mais com as dicas do site, refleti fiquei nervoso, mais me ajudou.

04/08/2013 - 22:55

Estou ansioso pelo resultado, até daqui algumas horas pessoal e muita calma na hora do exame.

Unknown disse...

Passei \o/

Mônica Nery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica Nery disse...

Graças a Deus eu passei na prova prática do Detran de primeira. Não quis pagar o quebra... putz pagar R$ 450,00... muita grana, pra ser sincera! Bom, fiz todas as aulas, tentei me esforçar ao máximo para passar na prova. Fiquei mais ansiosa no dia anterior a prova. Mas ainda bem que tudo deu certo. O negócio é manter a tranquilidade, ter foco e pensar como se fosse mais um dia de aula... pensamento positivo sempre!!!! Daí já peguei CNH provisória, e o negócio agora é praticar bastante, pq a prova não diz nada mesmo kkkkkkkk

Mônica

Balofinha disse...

Fui reprovada 5x. Meu processo já estava terminando e eu ia ter a minha última tentativa. Coloquei na minha cabeça que só ia tentar aquela vez e já estava conformada com a reprovação. Eu sempre me cobrei mt, fazia tudo certo e na hora da prova, o nervosismo me deixava na mão.

Amanhã está fazendo um mês que passei na prova e por isso vim aqui dar meu depoimento. Cada prova foi um aprendizado, cada prova que fiz, vários treinos. Mas no dia da prova, evitei tomar bebidas e comidas com cafeína pq aumenta a adrenalina. Tentei controlar minha respiração, respirando fundo. Nos momentos anteriores à prova, ouvi música no celular para me fazer esquecer um pouco da prova e nem pensei em ficar olhando as pessoas fazendo prova antes de mim. E, principalmente, coloquei nas mãos de Deus, que se fosse vontade dele, eu conseguiria. Se eu não conseguisse, seria pq nao era a hora. Deus sabe de todas as coisas. Às vezes não entendemos porque as coisas que nós almejamos não acontecem quando a gente quer. Estas são minhas dicas! Espero que ajudem!

gigabytebr disse...

Já estou com minha carteira provisória à 3 meses, admito que ainda não comprei um carro ou melhor meu filhão "Punto" pois sei que foi brabo passar na prova e der repente tomo uma multo sem ser do sinal e sim dos guardinhas ai é tudo denovo ....
kkkkkkkkk
Quem aqui ta na mesma situação?

Unknown disse...

Ola , primeiramente obrigado pelas dicas me ajudaram muito vi que pede para blogueiros deixarem os seus links para que sirva de grado a novos condutores.
apesar de eu n ser o autor vou passar o link de um blog que tambem me ajudou tanto qua
nto o seu.

http://euquerodirigir.com/como-vencer-o-medo-do-exame-pratico-do-detran/

grato novamente
ATT.:Marcelo Parisati

Unknown disse...

Ola , primeiramente obrigado pelas dicas me ajudaram muito vi que pede para blogueiros deixarem os seus links para que sirva de grado a novos condutores.
apesar de eu n ser o autor vou passar o link de um blog que tambem me ajudou tanto qua
nto o seu.

http://euquerodirigir.com/como-vencer-o-medo-do-exame-pratico-do-detran/

grato novamente
ATT.:Marcelo Parisati

Lauro César disse...

Boa tarde galera! muito boa as dicas, tava precisando, pois amanha farei as duas provas carro e moto, sou de Parnaiba, estado do Piaui. Vou por em pratica o que aprendi e que Deus abencoe! abracao e amanha depois de tudo, direi como foi! LAURO CESAR

Unknown disse...

Boa Tarde Galera!!

Bem, amanhã irei fazer meu teste pratico.Estou muito nervosa...vcs não imaginam...Mas estou tentando me controlar..andei olhando umas dicas com vcs...amanhã vou procurar manter a calma...volto amanha pra dizer se fui aprovada!

Guerreiro de Allah disse...

Que ******* aqui no Paraná é meio diferente, alguns detalhes o primeiro e que me arrebentou foi a Faixa amarela que dá bem certinho a banda de rodagem original dos C3 e dos Celtas e Unos Vivace no caso alinhada ao meio fio (guia) tu fica quase enroscando a maldita da roda no meio fio pra estar na Maravilha da faixa o avaliador fala começou e larga o carro todo torto e o espaço pra tu alinhar é de alguns metros daí o mané aqui não tinha dormido ainda (trabalho à noite), só vendo a galera sendo reprovado virei uma pilha atômica dirijo muito bem nunca bati em ninguém e nem em nada não sei porque fiquei feito idiota e com medo acabei errando espaço fiquei tão puto que depois de ser reprovado fiquei com vontade de atear fogo no meu carro, mas eu precisava dele pra ir embora, acho que nunca dirgi com tanto desgosto que nem foi agora há pouco deste trajeto do Detran até minha residência, e olha que já ando por aí em rodovias BRs e PRs não cometo barbeiragens grosseiras e ao chegar em casa estacionei de primeira ficando milimetros entre o carro de trás e com uma folga razoável do da frente frente, é coisa de BURRO o estado de tensão que fiquei e não sei ou não consigo encontrar o porque de tamanho stress em 5 minutos que detonaram todo o meu dia.
Obs.: o Instrutor não teve nada a ver com isso quem ficou pilhado de repente fui eu se eu fizer 1000 balizas e subidas em tope aclives etc, não erro agora lá naquela M**** de Detran errei tudo!

Rafael disse...

Lembro do meu 1° processo em 2008,fiz os treinos num lugar fechado,no dia da prova foi em outro lugar,totalmente diferente,com trânsito brabo,carros pra la e pra ca...resulta:ñ passei.fiquei no percurso chegando já no final pra encostar o carro,esqueci de ligar a seta,nisso já tinha perdido uns 2 pts ou 1 ñ lembro...pois bem,fui pra 2° prova,nisso já estava confiante,até pq já tinha feito a 1ª vez e já conhecia o lugar,mas chego no dia da prova novamente e pra minha surpresa : mudaram o lugar da prova,resultado?ñ passei pela 2ª vez,ficando novamente no percurso,meu processo venceria no mesmo mês...perdido todo ele..Passaram 3 anos e tirei enfim a CNH,so que dessa vez a de moto,e passei de 1ª,rs...mas pensam que desisti de tirar a de carro ?2 anos após ter tirado a de moto,fiz a inclusão de carro,e como já sabia dirigir né,rs...passei de 1ª e enfim,estou com a habilitação AB(moto e carro).

Unknown disse...

Primeiro queria te parabenizar pelo texto. Tenho 19 anos e fiz minha primeira prova de trânsito hoje (25/10/2013), em vitória no espírito santo. Queria poder dizer que passei, mas não, reprovei, infelizmente. Não abaixei o freio de estacionamento até o final na ladeira na hora de sair, por isso perdi dois pontos, e na hora da baliza não dei seta de imediato para entrar na vaga (mais 2 pontos). Fiquei tranquilo durante a prova por incrível que pareça e não estou abalado pela reprovação, estou tentando olhar pelo lado positivo, pelo menos na próxima eu vou prestar atenção nisso, no mais a prova foi tranquila! Já paguei a taxa da nova prova (RS 200,00) que será marcada daqui 15 dias, estou até confiante e vou pagar mais 3 aulas (R$ 70,00 cada) porque ficarei um tempo sem pegar no carro, né? Na próxima prova, eu venho e digo o resultado! Aos que reprovaram e estão se sentindo mal pelo reprovamento, tente olhar pelo lado positivo que em eu fiz se não você fica doido (a)!

Gedaías Martins disse...

Gostei das dicas, eu vou fazer de moto.. dia 05/11 e tomara que eu fique calmo ... por de moto é triste desequilibro já era ... bateu pé no chão danço , mas obrigado pelas dicas e torcem por mim :D

Michel Fantin disse...

Eu passei hoje, depois de ter reprovado uma vez. O negócio é desencanar, pensar que, se reprovar, vai fazer até conseguir. E na hora que tiver ao volante andar devagar, pra dar tempo de pensar, pois é melhor andar devagar (não muito né, tem q desenvolver, mas isso quando estiver em um local seguro)do que querer fazer rápido e errar, como fiz na primeira vez.

Coisa Phynna disse...

Ai que emoção!!!

Aliomar & Quel disse...

eu passei nao to nem acreditandoooo...sou super ansiosa e nervosa..fiz pela 3x hoje. na 1x a culpa foi minha, estava meio crua eu nao dei seta e deixei morrer. na 2x eu não dei a seta de novo(burrice) e subi no meio fio no percurso(delícia...rs.)ai hoje fui pra 3x fiquei isolada o maximo possível de costas para o povo que tava fazendo a prova pra eu não me 'contaminar" com o nervosismo e a reprovação dos outros..fiz umas 10 orações fiquei tentando controlar a respiração e fui simpática com o examinador(sem forçar, claro...tentei imaginar que eu fosse uma taxista e eles fossem meus passageiros(e que passageiros...kkkk)perdi 2 pontos pois dei uma saída de 2 marcha ao invés de primeira..mas graças a Deus eu passei....SE EU PASSEI QUALQUER UM PASSA, EU SOU MEEEEGA ANSIOSA..RS peça pra Deus te dar tranquilidade e sabedoria e tenha confiança...

Unknown disse...

Olá, gente! Em julho desse ano passei na prova do RJ após 8 tentativas!! Isso mesmo, 8!!! Foram 6 na primeira auto escola, aí o Renach venceu e mais 3 na auto escola nova. Na primeira auto escola, a instrutora era uma grossa, só queria ficar no Nextel e fumando o tempo todo. Na segunda auto escola, o instrutor me ensinou a DIRIGIR, a usar a 5ª marcha, a reduzir. Quando eu estava no último treino, desanimada, eu disse que se não passasse daquela vez que iria comprar a carteira, afinal, eu já não aguentava mais dar dinheiro pra Detran e auto escola. Ele virou pra mim e disse que eu não precisava comprar a CNH, que eu tinha competência pra passar. Aquilo me deu uma confiança que no dia seguinte fiz a prova e passei com louvor! Acho que o instrutor, além de ensinar os procedimentos técnicos, tem que trabalhar o psicológico dos alunos. Eu sou muito ansiosa e tenho dificuldades em trabalhar sob pressão, por isso fiquei reprovada tantas vezes, junta-se a isso uma instrutora grossa e incompetente, pronto, o desastre estava feito. Por isso, não desistam, se eu que sou ansiosa pra caralho passei, vcs tb têm condições de passar.

Fernanda Oliveira disse...

Estou nas ultimas aulas praticas de moto e adorei seu post...vou aproveitar pra tomas um calmante e ir em paz. Faço o percurso muito bem, nas na hora não sei o que acontecerá.. Somente depois da prova de moto é que começarei as aulas de carro! Sabe o que é pior que o medo de não passar? É ter sua moto na garagem e não poder dirigir até você passar em todas as provas!!!! Estou muito ansiosa por este dia! Parabéns pelo texto!

Silvander Honorato disse...

Oi Pessoal!
Também estou tirando a minha CNH. E percebo que as aflições e dúvidas são muito comuns a todos...
O conteúdo do Blog é fantástico e só vem somar. Parabéns!
Achei este texto abaixo, estupendo!
Vale a pena ler:
(TIVE QUE CORTAR PARTE DO TEXTO PRA CABER AQUI. MAS NO LINK ABAIXO ESTÁ NA ÍNTEGRA: http://www.cfcmariluz.com.br/habilitacao/dicas-e-macetes)

Uma das principais dificuldades de quem está (re) começando a dirigir é o medo. Medo de bater, medo de que bata em você, medo de atrapalhar o trânsito, medo de o carro morrer, e por aí vai uma lista extensa.
...
1. O medo é um instinto de preservação e nos afasta de situações que representem perigo;
2. Muitas pessoas nunca sentaram no banco do motorista antes, é natural que sintam medo;
3. Muitas vezes nem é medo que você sente, mas ansiedade, e confunde isso com medo;
4. Muitas vezes o medo não é nosso, mas do carona que nem sabe dirigir e quer "ensinar" como se faz, ou do instrutor sem paciência, seja da autoescola ou dos parentes que ensinam a dirigir.
...
Vocês sabiam que Einstein, isso mesmo, Albert Einstein, era ruim de matemática na escola? Tomara que o professor de Matemática que disse que ele era um fracasso tivesse vivido para conhecer a Teoria da Relatividade. E são tantos exemplos que a gente ia ficar o dia inteiro aqui.
O que quero dizer prá vocês é que muitas vezes o medo que sentimos não é nosso, é do outro. O sentimento de fracasso e de derrota depois de uma reprovação no teste de direção, muitas vezes, não é nosso: é do pai que queria que o filho ou a filha passasse de primeira, talvez porque esse pai nunca tivesse passado de primeira num exame, ou porque nem sabe dirigir e projeta o seu sonho no filho.
...

1. No começo, escolha ruas calmas para treinar

2. Não decore, não imprima dicas e memorize achando que aprendeu, que "pegou como a coisa funciona";

3. Teste todas as possibilidades de uma dica ou macete, tipo: "aqui diz para pisar na embreagem no meio do pedal, mas eu piso e o carro morre, então vou ler a dica de novo, fazer como está no papel, mas vou me concentrar no que acontece quando modifico o movimento". É assim que a aprendizagem se torna significativa, que você constrói conceitos sobre aprender a dirigir de modo seguro, com calma, no seu tempo. É assim que vai entendendo, descobrindo sozinho o que o outro não tem paciência de ensinar.

Não existe burro: todo mundo aprende, só que em ritmo diferente.

Todo mundo nasceu para dirigir, o que nos diferencia é se queremos ou não dirigir. Você está aprendendo a dirigir por causa de quem? De você mesmo ou dos outros?

Todo mundo sente medo, o que nos diferencia uns dos outros é o modo como enfrentamos os nossos medos: se nos encolhemos, nos acostumamos com ele e insistimos em ficar na zona de conforto ou se o enfrentamos com disposição, com vontade de aprender.

Pense bem: sentir medo ao volante é normal, certa dose de medo é saudável, senão ficamos corajosos demais e provocamos acidentes.

Muitas vezes, o instrutor de CFC não acredita no aluno e acaba usando os pedais por ele. Muitas vezes, nossos instrutores caseiros (parentes) puxam o volante de nossas mãos quando sabemos que poderíamos fazer aquela manobra com segurança. Então me diga? Esse medo aí é seu ou é do outro? Essa sensação de fracasso porque reprovou é sua ou do outro e você acaba absorvendo?
...
O medo na dose certa é o melhor amigo do motorista, deve seguir com a gente, de preferência sentadinho no banco do passageiro e com cinto de segurança. Assim ficamos mais pacientes, mais tolerantes, sabemos esperar, dar a vez, ceder à preferência em nome da segurança. As dificuldades já existem por si só: não coloque lente de aumento nas dificuldades, foque nos objetivos.
...

Unknown disse...

Bom dia, a minha prova pratica é amanha estou super nervosa.. gostei das dicas, tenho fé que vou conseguir.

Unknown disse...

Consegui passar na primeira tentativa. Foi necessário muito esforço, dedicação aos estudos (tanto teórico, quanto prático).

Cheguei às 6 da manhã no pátio do Detran e eram muitas pessoas ao redor, quase não tinha lugar para sentar mesmo no chão.
Um dos fatores primordiais que ajudaram-me a controlar o nervosismo foi ter alguém do lado para quem eu pudesse conversar sobre qualquer coisa, para distrair da prova.
Serviu para mim (difere muito para outros) mas como fui com o meu pai, ele apontava os erros de quem estava saindo do carro, como forma de fixar na memória o que eu não poderia fazer.
Fui uma das últimas a ser chamada (ponto que também me favoreceu muito a me manter um pouco calma), quando entrei dei bom dia aos examinadores, respirei fundo (estava tremendo para assinar meu nome) e segui o percurso.

Não é mistério, o examinador pode gritar, tentar te fazer desconcentrar mas ele está lhe colocando em uma situação que pode acontecer no dia a dia de motorista, para justamente lhe impedir de provocar algum acidente. Cabe a você colocar em prática o que sabe e focar no objetivo: andar na via, respeitar as normas de trânsito e aos demais condutores.

Se for necessário, peça mais algumas aulas extras, até que você esteja confiante (o instrutor está lá para te ajudar, quer te ver aprovado), do que pagar mais taxas e esperar mais para marcar uma nova prova.

Unknown disse...

Passeeei gente, mas olha que eles fazem uma pressão psicológica. Estou muito feliz!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

bom dia!!!
pessoal ontem fiz a 2º prova e fui reprovada. nas aulas antes faço tudo certo , mas na hora me dar dor de barriga vontade de ir ao banheiro começo tremer, e ai esqueço de algo. nossa gente, eu sou casada, meu marido mandou eu desistir. eu chorei muito ontem e ainda choro, eu preciso muito dessa carteira.o ins?trutor me disse que tinha um examinador que se eu desse um dinheiro a ele que ele aliviava, mas na hora foi outro, e deu tudo errado, ja não sei o que fazer. é muito triste me sinto uma derrota.por favor alguém pode me ajudar?

Unknown disse...

Oi pessoal, estou muito nervosa, vou fazer minha prova daqui 20 dias... Sinto que não passarei de primeira,infelizmente, mas vou com a cara e a coragem...tenho assistido videos no youtube...vários sites de ajudas para passar na prova, Bom, assim que fizer a prova, volto aqui pra dar o meu relato...rs, Boa sorte pros que vão fazer a prova..Beijos

o sonhador disse...

LI O SEU POST E ESPERO TER APRENDIDO UM POUCO DIA 04 VOU FAZER A PROVA E QUE DEUS ME AJUDE....

Unknown disse...

Eu. Perdi a primeira fiquei pessima fui refazer quase um ano depois isso foi em 1998 a fiscal era uma mulher macho tda bruta q raiva nunca vou esquecer aquela escrota, chorei muitooo, mas em 1999 voltei a auto escola e paguei so p fazer baliza foi 5 aulas so dessa merda en fei na cabeca q ia passar e consegui fiz tdo certinho e ate hj n sei estacionar coloco em qq lugar de qq jeito mais minha carteira ta aqui, ou seja n precisa saber dirigir tem q saber estacionar as metdas q agente faz no transito dane-se

Unknown disse...

A minha prova prática esta marcada para o mes que vem, espero passar e postar aqui , que Deus me ajude e eu fique calam!

Unknown disse...

Excelente texto, Silvander!
Começarei minhas aulas praticas 08/05, mas ja estou dirigindo acompanhada com amigo que está me instruindo.
Espero passar de primeira.
Boa sorte a todos!

Unknown disse...

Como foi a prova Ricardo?

Unknown disse...

Eu fiz minhas aulas práticas,fui para minha primeira prova,fiquei na baliza,pois aqui no Rio Grande do Sul,é só quatro (4) minutos,e eu me passei dos 4 minutos,fiz um simulado e fui aprovada,mas novamente fiquei na balizacom o mesmo problema do tempo.Na segunda prova eu fiquei péssima,achei uma tortura,mas não vou desistir,preciso de minha carteira!

Unknown disse...

Minha prova foi hoje no fundao (RJ).Nao passei,fui pessimaa...eu sabia tudo,fiz aulas extras,fui no fundao dois dias antes da prova,mas na hora da prova fiquei mais nervosa que o normal. muita gente olhando,examinador te encarando,medo de errar constante, liguei a 1 seta errada na hora de entrar na baliza,e perdi 3 pontos.depois qdo comecei entrar na vaga certinho,liguei a seta errada novamente,mais 3 pontos.FIM, fui eliminada.ai fiquei muito chateada e desanimada,pois as taxas pra refazer sao caras,80,00 reais de duda, mais 300,00 reais do aluguel do carro,muita coisa. e o pior nem trabalho,dependo de outra pessoa ficar pagando,ou seja dar prejuizo aos outros pior ainda.estou me sentindo muito burra,e com pscologico ruim...

Unknown disse...

bom pessoal, me sinto solidário a todos os comentários tristes de pessoas que estão com muitas dificuldades para vencer esse desafio que é a prova prática do detran, gostaria de deixar aqui algumas coisas que podem ajudar vcs, eu passei de primeira e tbm sou muito ansioso e nervoso como vcs, então vamos la:
1 - enumere todas as etapas da baliza e do percurso, se possivel vá até o local antes para sentir familiarizado com o local da prova
2 - tentar dormir bem cedo no dia anterior, se possivel tome um cha calmante.
3 - nao tome café, prefira um suco de maracuja e pão integral no dia da prova, café e açucar aumenta ansiedade.
4 - quando chegar ao local, saia do ambiente de stress, tente se isolar ao maximo e faça algo q deixe calmo, ler, escutar musica, falar com alguem q te passe segurança.
5 - quando entrar no carro respire fundo antes de começar as etapas que foram enumeradas, faça isso umas 3 vezes, esforce-se em concentrar apenas no carro, esqueça o examinador tente ignorá-lo.

seguindo esses passos certamente conseguirá alcançar o objetivo!!

Adriana Bartholomeu disse...

Farei minha 2 vez amanhã aqui em Campo Grande/RJ. Em Maio fiquei reprovada pq esqueci de ligar a seta pata começar a baliza e qdo fui para o trajeto, acreditem, fui direto na 1 marcha. Kkkkkkk Que ódio deu. Amamhã de Deus quiser ficarei tranquila e irei passar desta vez.

Adriana Bartholomeu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Bartholomeu disse...

Passeiiiiiiiii sem perder nadinha!!!!

Unknown disse...

Aii... eu reprovei na primeira em maio.. deixei a roda dianteira encostar no meio-fio e fui reprovada na hora... fiquei muito decepconada ate chorei... nessa quinta-feira faço minha segunda vez! e tomara Deus que eu consiga!! mais to muito nervosa.. nao quero passar por aquele sentimento de derrota denovo..

Unknown disse...

Pessoal, boa noite!

Minha prova será amanhã de manhã.

Estou ansiosa, mas também confiante.

Boa sorte a todos!

Unknown disse...

Boa noite Edina. Passou ??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amanhã sera minha 2 tentativa, esse post me deu mais coragem pra encarar a pressã, depois volto pra dizer como foi.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 220   Recentes› Mais recentes»